Lucas de Borba é o Rei da Montanha Four-X 2014

Pódio masculino / Foto: Sergio Shibuya

Rio de Janeiro - O título de Rei da Montanha Four-X de 2014 foi para Santa Catarina. Lucas Eduardo Alves de Borba, da cidade de Ibirama, não se importou com os destaques nacionais e estrangeiros e venceu a disputa, realizada na pista do Ski Mountain Park, em São Roque (SP). O piloto completou os 370 metros do percurso de downhill com o tempo de 33seg652, com diferença de 1seg152 para o segundo colocado, o equatoriano Alejandro Ortiz. A terceiro posição foi de Doron Cattoni, de Timbó (SC) e último vencedor da prova, em 2007, com o tempo de 35seg110, enquanto o quarto lugar ficou com Silvio César Felix Junior, de Palhoça (SC), com 36seg115.

No feminino, que reuniu apenas brasileiras, a conquista foi da jovem Julia Alves dos Santos, de 17 anos e natural de Americana (SP). Ela, que é a atual campeã brasileira de downhill, marcou o tempo de 37seg832 na bateria final. O vice-campeonato ficou com Luana Oliveira, de Itu (SP), com o tempo de 39seg948, vindo em seguida Patrícia Loureiro, de São Paulo, 40seg119, e Bruna Ulrich, de Ibirama (SC), 41seg349.
 
A chave final do Rei da Montanha Four-X 2014 movimentou o domingo ensolarado no belo Ski Mountain Park. De volta ao calendário, o evento reuniu os melhores pilotos do país, no masculino e feminino, além destaques de outros três países - Portugal, Chile e Equador, totalizando 140 pilotos. Na sexta e no sábado, eles participaram de três eliminatórias para a definição dos 32 finalistas, incluindo 16 pré-selecionados.
 
Segundo tempo do dia na descida de sexta e líder no sábado, Lucas de Borba acabou confirmando no domingo o bom momento no torneio. Ele foi superando seus adversários até chegar à bateria final, ao lado do equatoriano Ortiz e dos também catarinenses Doron Cattoni e Silvio César. Com um boa largada, fundamental neste tipo de prova, ele abriu a vantagem necessária para garantir a vitória e o título de 2014.
 
"Estou muito feliz e não poderia ser diferente. Enfrentar tantas feras e ainda vencer é tudo de bom", declarou o campeão, de 18 anos. "Escolhi bem a bike, mas o importante foi ter feito uma boa preparação para este evento. Largar bem em uma pista tão técnica, com poucos pontos de ultrapassagem, foi fundamental. Estão todos de parabéns", completou.
 
Para o vice-campeão, Alejandro Ortiz, o brasileiro é uma revelação. "Trata-se de um bom piloto, uma revelação. Tenho certeza que ele vai brilhar muito", afirmou. "Gostei muito de ter vindo aqui e espero voltar. Os organizadores estão de parabéns", finalizou o piloto, de 25 anos, um dos destaques no esporte no circuito internacional.
 
Julia Santos leva a melhor no feminino
 
Com a presença de 15 ciclistas, a chave feminina também foi uma atração. Afinal, participaram os principais nomes da modalidade no país, que se empenharam muito para conseguir o topo do pódio. Esse mérito, entretanto, coube ã Julia Alves dos Santos, vencedora do Campeonato Brasileiro no ano passado, que deixou para trás feras como Luana Oliveira e Bruna Ulrich, destaques nacionais. 
 
"Vencer uma bateria tão forte, com tanta gente boa, é motivo para estar muito feliz. Estou surpresa com isso, mas também animado pelo resultado expressivo. Minha base no BMX foi importante para superar esse desafio", disse a campeã, que pratica descida de montanha há dois anos. "Agora é seguir trabalhando para conquistar outros feitos importantes", concluiu.
 
Resultados - Baterias Finais
 
Masculino
 
1) Lucas Eduardo Alves de Borba (Ibirama/SC/Brasil), 33seg652
2) Alejandro Ortiz (Ambato/Equador), 34seg804
3) Doron Cattoni (Timbó/SC/Brasil), 35seg110
4) Silvio César Felix Junior (Palhoça/SC/Brasil), 36seg115
 
Feminino
 
1) Julia Santos (Americana/SP/Brasil), 37seg832
2) Luana Oliveira (Itu/SP/Brasil), 39seg948
3) Patrícia Loureiro (São Paulo/SP/Brasil), 40seg119
4) Bruna Ulrich (Ibirama/SC/Brasil), 41sg349

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook