Português e dupla Japonesa conquistam a medalha de ouro na Badminton Cup
São Paulo - Um português e uma dupla japonesa foram as grandes surpresas na 31ª Brazil International Badminton Cup, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP). Neste domingo (dia 13), Pedro Martins sagrou-se campeão na chave de simples masculina, enquanto Chisato Hoshi e Naru Shinoya ficaram com a medalha de ouro na chave de duplas feminina. As demais categorias tiveram como vencedores atletas que estavam na lista de favoritos.
Para conquistar seu primeiro título de um torneio challenger, Pedro Martins (97º) derrotou o polonês Adrian Dziolko (71º), por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 22-20. "É uma emoção muito grande, já algum tempo eu sonhava em ganhar um torneio deste nível. Já tinha chegado em final e perdido. Agora deu tudo certo e estou mais sólido na briga pela classificação para os Jogos Olímpicos do Rio", disse o português.
As medalhas de bronze ficaram com o japonês Yusuke Onodera (411º) e com o mexicano Lino Muñoz (85º).
Na dupla feminina, Hoshi e Shinoya, que já tinham eliminado as americanas favoritas Eva Lee e Paula Lynn Obanana (26ª), não tiveram dificuldade para derrotar as australianas Setyana Mapasa e Gronya Somerville (51ª), por 2 sets a 0, parciais de 21-13 e 21-19. As medalhas de bronze ficaram com as brasileiras Lohaynny Vicente e Luana Vicente (41ª) e com a australiana Leanne Choo e a canadense Rachel Honderich.
Na dupla masculina, os cabeças de chave um, os poloneses Adam Cwalina e Przemyslaw Wacha (28º), fizeram valer o favoritismo e ficaram com a medalha de ouro. Na final, derrotaram Alwin Francis e Kona Tarun (93º), por 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-16. Os indianos haviam sido os algozes dos americanos Phillip Chew e Sattawat Pongnairat (38º), que ficaram com o bronze. O outro terceiro lugar foi para os belgas Matijs Dierickx e Freek Golinski (56º).
Na dupla mista, os canadenses Toby Ng e Alex Bruce (31º) foram os campeões ao derrotarem os austríacos David Obernosterer e Elisabeth Baldauf (53º), algozes dos americanos Phillip Chew e Jamie Subandhi (25º), cabeças de chave um. O título veio com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-15.
"Foi muito importante para nós vencermos aqui porque estamos competindo com os americanos pela vaga olímpica por meio do ranking nas Américas. Estamos atrás, mas próximos deles. Vencer em São Paulo vai fazer a diferença diminuir e nos dá motivação para as últimas sete semanas antes do fechamento da janela de classificação", afirmou Alex Bruce.
As medalhas de bronze ficaram com Phillip Chew e Jamie Subandhi e com os australianos Robin Middleton e Leanne Choo (38º).
Na chave de simples feminina, a grande campeã foi a turca Neslihan Yigit (72ª). Na decisão, ela derrotou a japonesa Chisato Hoshi (162ª), que havia eliminado a americana cabeça de chave um Iris Wang (33ª). O ouro foi conquistado após uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 21-13 e 21-15. Os bronzes foram para Wang e para a lituana Akvile Stapusaityte (90ª)
Classificação olímpica - Os atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão definidos pelo ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF). A janela de classificação fecha no dia 1º de maio. Na Seleção Brasileira, as disputas seguem intensas nas chaves de simples masculina (Daniel Paiola e Ygor Coelho) e feminina (Lohaynny Vicente e Fabiana Silva). Por ser o país-sede, o Brasil ganhou a vaga nas duas categorias e disputará pela primeira vez o badminton nos Jogos Olímpicos. Na dupla feminina, a Seleção ainda busca a vaga.
A 31ª Brazil International Badminton Cup concede 4 mil pontos no ranking para o campeão. O vice fica com 3.400. Alcançar a semifinal garante 2.800 pontos. Já as quartas de final valem 2.200.
Mais informações sobre a competição clique aqui.
Veja Também: