Patrícia Farias faz sua estreia nas águas da Europa

Brasileira será a única mulher do país nesta temporada na Travessia Capri-Nápoles, uma das mais prestigiadas da Europa / Foto: Divulgação

Itália - Primeira - e até hoje única - mulher a concluir a travessia do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil, com 35k, Patrícia Farias está pronta para fazer história em mares estrangeiros.
 
Nesta sexta-feira (30), a carioca será a única mulher do país a participar da "Maratona do Golfo - Travessia Capri-Nápoles", uma das mais prestigiadas e mais difíceis do mundo. A prova com percurso de 36k tem início às 9 horas da manhã (4am no horário de Brasília).
 
"Vai ser minha primeira travessia no exterior. Capri-Nápoles é uma das maiores e mais desafiadoras da Europa, além de nos proporcionar um belíssimo visual. Essa travessia também faz parte do circuito Grand Prix de Águas Abertas da FINA (provas acima de 15km), apesar de ser disputada em outra data diferente da minha. Assim, queria que essa estreia fora do Brasil fosse tão especial quanto essa prova é para o circuito mundial de águas abertas", contou a carioca, que tem 6 anos de experiência na modalidade.
 
Motivada à incentivar mais mulheres na prática da maratona aquática, Patrícia lembra ainda que outra brasileira também deixou sua marca na Itália. Ana Marcela Cunha, bicampeã mundial de águas abertas, não só venceu a prova pelo Grand Prix da Fina em 2014 como é a atual recordista do percurso (6h24min47s). 
 
"Um dos meus objetivos com a ultramaratona aquática é mostrar que toda mulher pode superar qualquer tipo de desafio e quebrar paradigmas antes só alcançados por homens. Além disso, a intenção do projeto também é mostrar que qualquer pessoa pode desafiar seus limites e realizar feitos extraordinários. Por isso, espero que minha experiência em Capri ajude à motivar muitas pessoas à lutarem por suas metas e sonhos, assim como eu", ressalta Paty.
 
Patrícia Farias tem 35 anos e é a única mulher que realizou a Travessia Do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil (35k). Atleta federada em piscinas até os 16 anos, passou a se dedicar à natação em águas abertas em 2011, sob orientação do treinador Renato Ribeiro, um dos grandes especialistas na modalidade. A carioca tem no currículo um título brasileiro nos 10k (2013), foi vice-campeã da tradicional 14 Bis (2016), entre Bertioga e Santos, e medalha de bronze na ultramaratona aquática da Ilha do Mel (2016).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook