Todo rigor contra o doping em Londres 2012

Hugh Robertson (Ministro de Esportes e das Olimpíadas, Paul Deighton (LOCOG), Andrew Witty (GSK) e o Professor David Cowan (King's College London) / Foto:  LOCOGLondres - Um pesadelo para organizadores de grandes acontecimentos esportivos será tratado com o máximo rigor durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. A guerra contra o doping já começou.

Mais de 6 mil  amostras de material colhido de atletas serão analisadas. Estão previstos até 400 exames por dia, número maior do que qualquer competição realizada até hoje. O laboratório, com área equivalente a sete quadras de tênis, estará em operação 24 horas por dia, sete dias por semana, durante os Jogos.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que não há lugar para se esconder de fraudes de drogas em Londres. Nossa mensagem para qualquer atleta que pensar em doping é simples: Nós vamos pegar você! Neste laboratório está a vanguarda da luta contra o doping”, advertiu Hugh Robertson, ministro do Esporte e das Olimpíadas. 

A  Wada (Agência Mundial Antidoping) contará com os serviços da empresa  farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) e de operadores do laboratório do Kings College de Londres. Andrew Witty, presidente da GlaxoSmithKline,  explicou:

"A GSK está bem posicionada para ajudar a garantir a tecnologia de ponta necessária a uma operação como a instalação de antidoping para Londres 2012. Temos trabalhado com o King’s,   a fim de estruturar sistemas que permitam ao laboratório testar mais amostras do que em jogos anteriores . O projeto servirá para futuros Jogos. "

Mais de mil funcionários vão trabalhar no processo antidoping. Uma equipe de mais de 150 cientistas especializados realizarão os testes no laboratório. A central atuará de forma independente, chefiada pelo professor David Cowan, do Centro de Controle de Drogas do Kings College London.

 "Estes laboratórios são os sistemas mais high-tech  na história dos Jogos Olímpicos. Nosso papel é garantir o funcionamento eficiente e eficaz, para entregar ótimos testes  antidoping para os Jogos. Temos desenvolvido  tecnologias  super rápidas e supersensíveis com o objetivo de detectar o uso de substâncias proibidas ",  afirmou Cowan.

Para Paul Deighton, executivo da organização, o sistema contra o doping é um “marco importante”  na contagem regressiva para os Jogos. “Trabalhando com uma das melhores empresas do mundo de produtos farmacêuticos e uma das principais universidades do país, temos sido capazes de criar um mecanismo eficiente. Isso nunca foi feito antes. Reconhecemos a importância de um sistema de testes e de continuar a mostrar que Londres está pronto para ser um palco de sucesso dos jogos."

Os números da ação antidoping

- Até 6250 amostras serão testados durante os Jogos - mais do que quaisquer outros jogos 

- A força de trabalho antidoping nos Jogos será de mais de 1.000 pessoas 

- Um em cada dois atletas passarão por testes nos Jogos Olímpicos, incluindo todos os medalhistas olímpicos

- O laboratório funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana

- Até 400 amostras serão testadas a cada dia

- O menor tempo de resposta de teste será 24 horas (alguns vão demorar mais tempo)

- O laboratório tem  4.400 metros quadrados de área – equivalente a sete quadras de tênis

- Uma equipe de mais de 150 cientistas especializados vão realizar os testes durante os Jogos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook