SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Maratona de São Paulo colorirá as ruas da cidade/ Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - A 18ª Maratona Internacional de São Paulo, no dia 17 de junho, reunirá alguns dos melhores corredores de rua do país e do exterior.  

Mas a maior e melhor prova do gênero do calendário nacional não terá atrações apenas correndo. Seja correndo ou acompanhando como torcedor, os envolvidos na disputa terão uma série de atrações ao longo do percurso de 42,1 km pelas ruas e avenidas da Capital Paulista. Apresentações de taikô, os famosos tambores japoneses, jazz, MPB, samba, sertanejo e outros ritmos estarão espalhados em 11 pontos, completando o clima da festa da competição.

A relação de atrações é a seguinte: 1) Av. Jornalista Roberto Marinho (largada), banda de jazz e taikô; 2) Marginal Pinheiros (Estação Berrini da CPTM ), bateria de Escola de Samba; 3) Av. Juscelino Kubistchek (esquina com a Marginal Pinheiros), MPB; 4) Parque do Povo (próximo a Juscelino Kubitschek), MC com DJ; 5) Av. Valdemar Ferreira (próximo ao Túnel Zerbini) , MPB; 6) Ponte Cidade Universitária (próximo a Praça Panamericana), sertanejo; 7) Av. Pedroso de Morais (esquina Av. Brigadeiro Faria Lima), bateria/MPB; 8) Av. Professor Mello Morais (próximo ao Velódromo); 9) Av. Escola Politécnica (próximo ao Portão 2 da USP), ritmo variados; 10) Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade (esquina República do Líbano), DJ; e 11) Ibirapuera (chegada), banda pop e taikô.

A grande novidade deste ano é a apresentação do taikô. Trata-se de um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

O tipo de taikô mais utilizado em apresentações no Brasil é o Chodôdaiko. São taikos feitos com tronco de madeira cavada. Geralmente medem 45 a 60 cm de diâmetro, mas podem chegam a 1,50m. O grupo que se apresentará na 18ª Maratona Internacional de São Paulo segue se preparando para o evento e neste sábado, dia 9, estará ensaiando em São Miguel Paulista.

 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados