SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

 O mineiro Gilmar Silvestre Lopes é campeão em Rio Claro / Foto: (Wagner Carmo - Inovafoto/CBAt

Rio Claro - O mineiro Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ) não deu chances para seus adversários e venceu com facilidade os 12 km da categoria adulta da Copa Brasil/Caixa de Cross Country, encerrada na tarde deste domingo, dia 3 de Fevereiro, num circuito de 2 km, montado no Parque Lago Azul, em Rio Claro, na região de Campinas (SP).
 
As duas últimas edições da competição foram dominadas pela família Silvestre Lopes. Gêmeo de Gilberto Silvestre Lopes, campeão de 2012, Gilmar, de 23 anos, nascido em São Miguel do Anta, liderou de ponta a ponta e completou a prova em 34:32.4. Já Gilberto não conseguiu concluir o percurso. "Foi bom vencer pela primeira vez o Cross Country, pena que o Gilberto não terminou. Ele está voltando após seis meses sem competir por causa de uma lesão", lembrou o atleta. 
 
O vice-campeonato ficou com Daniel Chaves (convidado CBAt) com 34:40.6, que na última volta consegui diminuir a diferença para o líder. Em terceiro ficou Valério de Souza (Pé de Vento/Caixa -RJ), com 34:44.8
 
Juvenil - Nos 6 km juvenil feminino, primeira prova da etapa da tarde, a mineira Jéssica Ladeira, que também compete pelo Pé de Vento, venceu com facilidade e completou a prova em 20:48.4. "Ano passado bati na trave e fui vice. Este ano meu objetivo era o primeiro lugar e sabia que tinha condições de vencer", disse enquanto aguardava para receber a medalha. 
 
Campeã brasileira juvenil nos 5.000 m e nos 10.000 m de 2012, a corredora quer agora uma boa colocação no Sul-Americano de Cross, no próximo dia 24, na Argentina. "Em 2012 peguei dengue e não pude correr o sul-americano, mas este ano estou muito bem e vou buscar uma medalha", afirmou. 
 
Nos 8 km masculino, vitória de Thiago do Rosário André (Pé de Vento/Caixa-RJ), com 24:08.2, superando Adélio dos Santos (UNISC-RS), com 24:12.1, e José Rodrigo da Silva (CASO-DF), com 24:16.9.
 
A competição, iniciada neste domingo pela manhã, com o feminino adulto e o masculino e feminino menor, reuniu mais de 300 atletas de 59 clubes de todas as regiões do País. No total foram 13 estados, além do Distrito Federal, representados.
 
Sul-Americano - O evento definiu os representantes do Brasil, em todas as categorias, para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, dia 24 de fevereiro, na Argentina. Serão convocados os cinco primeiros colocados na prova adulta masculina, as quatro primeiras nas provas adulta feminina e juvenil masculina e feminina, e os três melhores na categoria menores masculina e feminina deste domingo.
 
Pódios deste domingo à tarde
 
6 km feminino juvenil
1 - Jéssica Ladeira (Pé de Vento/Caixa - RJ) - 20:48.4
2 - Nathalia de Assis Ramalho (APADA - MT) - 21:15.3
3 - Jacira de Freitas Santos (Mangueira - RJ) - 21:34.7
 
12 km masculino adulto
1 - Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa - RJ) - 34:32.4
2 -Daniel Chaves da Silva (convidado CBAt) 34:40.6
3 - Valério de Souza Fabiano (Pé de Vento/Caixa - RJ) - 34:44.8
 
6 km masculino juvenil
1 - Thiago do Rosário André (Pé de Vento/Caixa - RJ) - 24:08.2
2 - Adélio dos Santos (UNISC-RS) - 24:12.1
3 - José Rodrigo da Silva (CASO-DF) - 24:16.9
 
Classificação por equipes*
 
12 km masculino adulto
1 - Pé de Vento/Caixa (RJ) - 13 pontos
2 - Pinheiros (SP) - 21 
3 - ASA São Bernardo (SP) - 46 
 
8 km masculino juvenil
1- Pé de Vento/Caixa (RJ) - 22 pontos
2- Barra do Garça (MT) - 31 
3- IMST - Centro de Excelência (SP) - 61
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados