SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Wang Junxia / Foto: Gray Mortimore / ALLSPORT

Rio de Janeiro - A recordista mundial dos 3.000m e 10.000m Wang Junxia, da China, admitiu ter alcançado esses números através de substâncias dopantes proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada). 

Os recordes, imbatíveis desde 1993, teriam sido obtidos através de um esquema que injetava nos atletas do técnico Ma Junren substâncias proibidas. Uma carta de 28 de março de 1995, assinada por dez atletas do treinador, veio a público nesta sexta-feira. 

"É verdade que o técnico Ma nos agrediu, abusou verbalmente e nos maltratou por anos. Também é verdade que ele nos coagiu e forçou a usar uma grande quantidade de drogas proibidas", traz um trecho do documento. 
 
Se a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf), que afirmou ter aberto uma investigação para investigar o caso, comprovar o doping, todas as marcas de Junxia serão anuladas. 
 
Aos 42 anos, a fundista sempre deixou claro nunca ter usado doping e negou ter feito parte de esquemas desse tipo. Porém, os atletas treinados por Ma junren sempre foram alvo de questionamentos uma vez que integrantes do seu time quebraram 66 recordes mundiais e nacionais só em 1993. 
 
Veja Também: 

 

 
 
 
 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados