São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) parabeniza o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pelos 112 anos de sua fundação, celebrados em 8 de junho. O COB, criado em 1914, tem como objetivo representar o Brasil no Movimento Olímpico, fortalecer o esporte de alto rendimento e promover os valores do olimpismo, que inspiram gerações.
Desde a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920, o Brasil conquistou um total de 171 medalhas olímpicas. O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, destacou a importância do legado do esporte e sua capacidade de transformação para as futuras gerações.
"É muito grande a importância dos 112 anos do COB e da contribuição do atletismo na construção do movimento olímpico, com 21 medalhas olímpicas - a segunda confederação brasileira com o maior número de medalhas - e no fomento dos valores olímpicos, através dos 'centrinhos' (Centros de Formação do Atletismo) em todo o País. É fundamental formar gerações futuras que compreendam o valor do esporte para a sociedade", afirmou Wlamir.
O presidente do COB, Marco La Porta, também enfatizou a necessidade de fortalecer a base esportiva no Brasil. "Precisamos olhar para toda a cadeia esportiva, ampliar a prática de atividade física e aumentar a base de praticantes. É essencial fortalecer clubes, escolas, universidades, projetos sociais e confederações para que o esporte chegue a mais brasileiros. Nenhuma potência olímpica sustentável é construída apenas no topo; ela é construída na base, no acesso e na formação", disse La Porta.






