Brasileiro cruza a África de bicicleta

Alexandre Costa Nascimento / Foto: Divulgação

São Paulo - Alexandre Costa Nascimento foi o primeiro brasileiro e representante de um país latino-americano a participar do Tour d’Afrique, uma expedição que atrai ciclistas do mundo todo pelo desafio de percorrer os 12 mil quilômetros que separam o Cairo, no Egito, da Cidade do Cabo, na África do Sul. A Fundação atua doando bicicletas para ONGs e instituições de caridades de países africanos atravessados pelo Tour.

Ele é jornalista e faz da bicicleta seu meio de transporte, pauta política, de trabalho e de lazer. É autor do blog Ir e Vir de Bike e acredita no uso da bicicleta como ferramenta para construção de cidades mais humanas e um mundo mais equilibrado.
 
No livro Mais que um Leão por Dia, Alexandre narra a aventura vivida durante quatro meses, mesclando informação dos 11 países visitados com as surpresas oferecidas em cada etapa: visuais impressionantes, animais selvagens, desertos, tempestades de areia, calor de 40 graus durante o dia e frio de 0 grau na madrugada, pneus furados, quedas, machucados, doenças inesperadas, etc.
 
Além de um relato impressionante, a obra mostra a transformação pessoal vivida pelo jornalista, o autoconhecimento conquistado e as amizades construídas. Ele também descreve como foi despertado para determinar a bicicleta como mobilidade urbana em todo o planeta.
 
A orelha do livro foi escrita por Fábio Zanini, editor de Mundo da Folha de S. Paulo.
 
Já a quarta capa é de autoria do Celso Amorim, diplomata brasileiro e ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa.
 
Além das diversas aventuras narradas no livro, Alexandre também conta alguns momentos de desespero que passou, como estar no Parque Nacional do Tarangire, na Tanzânia, em volta de uma fogueira conversando com os outros participantes do tour. Eles falavam sobre um caso trágico ocorrido há apenas seis dias dentro do parque, quando Rasulo Mdee, de 26 anos, que trabalhava como cozinheiro de uma pousada nos arredores do Tarangire, resolveu voltar para sua vila a pé por uma trilha após o entardecer. No caminho, foi atacado, morto e devorado por um leão.
 
Durante a conversa, ouviram um urro de animal... Era um leão! Todos voltaram para as suas barracas, torcendo para não serem atacados...
 
Esta é apenas uma das aventuras que Alexandre Costa Nascimento viveu na África.
 
A leitura de Mais que um Leão por Dia é agradável, com uma dose generosa de bom humor. As situações cômicas e constrangedoras em um deserto sem banheiros ou privacidade, a sensação de liberdade em pedalar pelado na Namíbia e a esperteza dos vendedores árabes... Alexandre não deixa passar nada!
 
Adquirindo o livro, as pessoas também estarão ajudando a TDA Foundation, que organiza a expedição Tour d’Afrique, a comprar e distribuir bicicletas à população africana.

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook