Atletas apoiam a despoluição do Rio Pinheiros

Police Neto (à esq.) no Pedal do ano passado / Foto: JB Carvalho / Shimano

São Paulo - Atletas de elite do ciclismo nacional confirmaram presença na quinta edição do Pedal das Capivaras, passeio ciclístico promovido neste domingo (13) pela Shimano, em parceira com Caloi, GT, Cannondale e Ambiens Soluções Ambientais (www.ambiens.com.br). Claudio Clarindo (Specialized/Shimano), o argentino Francisco Chamorro e André Almeida (ambos da Funvic Soul Cycles & Carrefour) participarão do evento.
 
Além deles, os ex-ciclistas Celso Anderson e Cleber Anderson também estarão no Pedal, ao lado do vereador José Police Neto (PSD). Ao todo, cerca de 50 pessoas foram convidadas, entre os quais formadores de opinião, jornalistas e profissionais do mercado de bicicletas.
 
Lançada pela Shimano em 2011, a iniciativa é um movimento do mercado de bicicletas em prol da sustentabilidade e da melhoria do espaço público, questões inerentes à utilização da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana. O Pedal das Capivaras partirá às 9h do Bike Park Cancioneiro, para um percurso de aproximadamente 20 quilômetros na ciclovia que margeia o Rio Pinheiros.
 
Administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a ciclovia do Pinheiros é percorrida, em média, por 43 mil ciclistas mensalmente. Desde a inauguração, em fevereiro de 2010, cerca de 2,3 milhões de pessoas - sendo 431 mil ciclistas entre janeiro e outubro deste ano - já pedalaram no local, que sofre com a poluição e o mau cheiro do rio.
 
Debate - O escritório da Shimano em São Paulo foi sede, nesta quarta-feira (9), de debate sobre a despoluição do Rio Pinheiros. Profissionais do setor de Bicicletas, membros de órgãos governamentais e representantes da mídia especializada e de ONGs engajadas no tema discutiram por aproximadamente duas horas os problemas e as possíveis soluções para a revitalização de um dos rios mais importantes da capital paulista.
 
O debate é uma iniciativa inédita e tem como objetivos não apenas alimentar a discussão e semear sugestões, mas também criar um grupo envolvendo organismos e profissionais que têm legítimo interesse em divulgar e trabalhar pela causa da despoluição do Rio Pinheiros. Nesse contexto, a Shimano se coloca como incentivadora do movimento e elo de ligação entre estas partes, por enxergar na bicicleta e no ciclista os elementos de uma transformação gradual e necessária para a melhoria da qualidade de vida de todos e das gerações futuras.
 
 "Em 2016 vamos ampliar a discussão da despoluição do Rio Pinheiros por meio de um debate ainda maior, aberto ao público e com a participação de mais entidades e veículos de comunicação", prometeu João Magalhães, responsável pelo departamento de comunicação da Shimano.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook