Conheça cinco técnicos medalhistas olímpicos como atletas

Dunga: campeão da Copa e prata nas Olimpíadas / Foto: Getty ImagesDunga: campeão da Copa e prata nas Olimpíadas / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Uma tradição no mundo futebolístico é que um jogador, ao se aposentar, mantenha-se no esporte, mas agora atrás das quatro linhas, como técnico. E muitos deles mudam essa função quando já foram bastante laureados, inclusive com medalha nos Jogos Olímpicos.
 
Conheça cinco treinadores de futebol que chegaram à função depois de já terem subido ao pódio olímpico ao menos uma vez:
 
Pep Guardiola
 
Mais premiado dentre os cinco e talvez de todo o mundo, o ex-treinador do Barcelona atuava como meio-campista e foi campeão olímpico jogando em casa, pela Espanha, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Não bastasse o título, Guardiola foi eleito o melhor jogador da seleção no torneio, mesmo tendo feito apenas um gol nas cinco partidas disputadas, no jogo Espanha 4 x 0 Colômbia.
 
Luis Enrique
 
Responsável por substituir Guardiola no comando do Barcelona, Luis Enrique foi companheiro de meio-campo do seu antecessor na mesma seleção espanhola que foi campeã olímpica em Barcelona 1992. Coincidentemente, o único gol dele foi também no jogo em que a Espanha goleou a Colômbia.
 
Diego Simeone
 
Agora na América do Sul, o ex-volante foi um peça-chave no vice-campeonato olímpico da Argentina nos Jogos de Atlanta, em 1996. Simeone foi titular em todas as partidas da sua seleção, inclusive na derrota para os nigerianos, por 3x2. O argentino hoje treina o Atlético de Madrid, na Espanha.
 
Dunga
 
Como não podia faltar, o atual técnico da seleção brasileira, antes de se destacar na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 1994, Dunga já havia subido ao pódio olímpico, dez anos antes, em Los Angeles 1984. O elenco, com muitos jogadores do Inter, estava bastante integrado e Dunga marcou dois gols, contra o Marrocos (2x0) e Arábia Saudita (3x1). Perdeu para a França, na final, por 2x0.
 
Jürgen Klinsmann
 
O alemão de nome difícil, atual treinador da seleção americana, já havia se destacado nos Jogos de Seul 1988, ainda pela Alemanha Ocidental. Na ocasião, o atacante foi medalha de bronze depois de passar pelas quartas de final marcando três gols na vitória de 4x0 sobre a Zâmbia e deixar sua marca uma vez também na disputa do 3º lugar, contra a Itália (3x0).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook