Família real espanhola já disputou Jogos Olímpicos
Rio de Janeiro – Conhecidos por terem no esporte uma de suas grandes paixões, os membros da família real espanhola resolveram que a vela seria uma das modalidades em que eles mais se empenhariam para se destacar. Não à toa, já chegaram a competir em tão alto nível que estiveram nos Jogos Olímpicos.
A tradição foi iniciada com a antiga rainha Sofia, que à época ainda era princesa da Grécia e da Dinamarca. Nos Jogos de Roma 1960, a monarca esteve como suplente na embarcação grega que acabou se tornando campeã olímpica.
Três edições depois, em Munique 1972, foi a vez do príncipe Juan Carlos, marido de Sofia, integrar a equipe espanhola, ranqueada apenas em 15ª na antiga classe Dragão. O “prêmio” de Juan Carlos foi mesmo o trono espanhol, o qual assumiu três anos depois.
Os filhos do casal foram criados envoltos à vela e, por isso, dois deles não abriram mão de velejar profissionalmente. Cristina e Felipe VI foram tão bem que também estiveram nos Jogos Olímpicos. Ela foi porta-bandeira da Espanha em Seul 1988 e era atleta reserva da classe tornado.
Já o filho de Juan Carlos - atualmente rei da Espanha, depois que seu pai abdicou do trono em 2014 - levou a bandeira do país na abertura dos Jogos de Barcelona, em 1992, quando velejou na classe Soling e terminou na sexta posição geral.
Veja Também: