Mauro Vinícius, o Duda, sonha com a Olimpíada de Londres | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mauro Vinícius, o Duda, sonha com a Olimpíada de Londres

Duda salta: esperança  / Foto: Wagner Carmo/CBAtSão Paulo - Dos 12 atletas com índice para o Campeonato Mundial Indoor da Turquia e dos sete pré-convocados para a Olimpíada de Londres talvez o nome menos conhecido do público em geral seja o de Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, conhecido por todos como Duda.

Nascido no dia 26 de dezembro de 1986, em Presidente Prudente (SP), mas que desde janeiro de 2006 mora e treina em São José do Rio Preto, Duda obteve a marca de 8,27 m no salto em distância no Troféu Bandeirantes, disputado no dia 24 de setembro do ano passado, em São Paulo.

Com o resultado, Duda terminou 2011 na liderança do Ranking Brasileiro, ocupa o segundo lugar no Ranking Sul-Americano (atrás apenas do campeão olímpico Irving Saladino, do Panamá, com 8,40 m) e a décima colocação no Ranking Mundial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

O atleta da BM&FBovespa, treinado por Aristides Junqueira, integrou a delegação olímpica em Pequim-2008. Ele terminou em 26º lugar, com 7,75 m. "Era a minha primeira grande competição e tudo era muita novidade. Ver o Usain Bolt e o Ronaldinho Gaúcho de perto me deixou emocionado. Nas eliminatórias queimei dois saltos e só consegui acertar um. Por isso não deu para mostrar meu potencial", disse o atleta de 25 anos.

O grande objetivo de Duda este ano é ser mais regular nas competições e conseguir um bom resultado em Londres, onde não será mais um calouro. "Estou bem mais experiente e só torço para ter uma temporada boa, sem contusões", comentou.

Como preparação para o Mundial Indoor, que será disputado de 7 a 9 de março, na Turquia, o atleta pretende participar de três competições preparatórias programadas pela Federação Paulista de Atletismo.

"A pré-convocação para a Olimpíada dá mais segurança, mas não garante nada", afirmou Aristides Junqueira. "Queremos que ele salte melhor este ano para ter chances de brigar por um lugar no pódio de Londres", completou.

O início - Ex-jogador de futebol das escolinhas do São Paulo FC, Duda começou no Atletismo por causa de Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano Ribeiro, que eram seus ídolos em Presidente Prudente, principalmente depois que viu pela TV a equipe brasileira do revezamento 4x100 m ganhar a medalha de prata em Sydney-2000.

Tanto assim que quando resolveu treinar na cidade em que nasceu começou nos 100 e nos 200 m. Só depois de novos testes, mudou para o salto em distância e foi treinar com Junqueira em Rio Preto.

Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva e Aristides Junqueira integram os Programas Nacionais CAIXA de Apoio a Atletas e Treinadores-2012 e recebem uma ajuda de custo mensal.

Além de Duda, estão pré-convocados para Londres-2012 Bruno Lins, Fábio Gomes da Silva, Marilson Gomes dos Santos, Ana Cláudia Lemos, Fabiana Murer e Maurren Maggi.

Já os atletas com índice para o Mundial Indoor são Nilson André, Kléberson Davide, Fábio Gomes da Silva, Jefferson Sabino, Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Geisa Coutinho, Fabiana Murer, Maurren Maggi, Keila Costa e Gisele de Oliveira (Fabiana Murer, Fábio Gomes e Rosângela Santos comunicaram à CBAt que não irão disputar a competição na Turquia).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook