Brasileiros mantêm a hegemonia no Ironman 70.3 RJ 2017

Paulo Roberto Maciel da Silva e Pamella Oliveira venceram a prova no Recreio do Bandeirantes / Foto: Fábio Falconi/Unlimited Sports

Rio de Janeiro - O triatlo nacional segue soberano no IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Na edição 2017, realizada neste domingo (1), no Recreio dos Bandeirantes, o brasiliense Paulo Roberto Maciel da Silva e a capixaba Pamella Oliveira foram os vencedores, garantindo o país pelo terceiro ano consecutivo no topo do pódio.
 
Luis completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, com largada e chegada na Praia da Macumba, no Pontal, com o tempo de 3h54min59seg, enquanto Pamella, que fez sua estreia na disputa, marcou 4h23min49seg. Os campeões garantiram pontos no ranking e US$ 5 mil pela vitória.
 
Pelo terceiro ano, o Rio de Janeiro recebeu uma das etapas do Circuito IRONMAN 70.3, reunindo feras da Elite e da Faixa Etária. Ao todo, cerca e 1500 atletas de 30 países participaram da etapa, que cresce a cada ano. Em jogo, pontos no ranking e uma premiação de 25 mil dólares motivaram a Elite, enquanto a Faixa Etária buscou uma das 30 vagas no Mundial da categoria em 2018, programado para a África do Sul.
 
Depois de um final de semana de tempo fechado e chuva, especialmente na véspera, o domingo ensolarado marcou a prova, com temperatura bastante elevada e boas brigas pela primeira colocação.
 
No masculino, a disputa foi acirrada desde o começo. Luiz Francisco Paiva Pereira, o Chicão, saiu na frente na natação e manteve a ponta até mais da metade de corrida. No km 17, Paulo Roberto Maciel, vice no ano passado, conseguiu passar o adversário e garantir a primeira vitória na competição. A segunda colocação foi de Flávio Queiroga, enquanto Chicão repetiu o terceiro lugar de 2016.
 
“Foi uma prova muito dura, pois na bike teve muito vento e acabou afetando na corrida, por conta do calor. Acabei sentindo um pouco na última volta, mas fui atrás do Chicão e quando pude consegui ultrapassar e garantir o primeiro lugar depois de bater na trave. A organização está de parabéns, pois proporcionou um evento perfeito”, destacou o campeão do IRONAMN 70.3 Rio de Janeiro, que esteve em todas a edições da prova no Rio de Janeiro.
 
Feminino - No feminino, a atleta olímpica Pamella Oliveira, que representou o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, fez uma estreia perfeita na competição. Com um ritmo forte, ela manteve a ponta em todas a modalidades e comemorou sua primeira vitória em um IRONMAN 70.3 com bastante vantagem para as demais adversárias. A argentina Romina Palácio ficou com o segundo lugar, mesmo resultado no ano passado, com Mariana Borges, campeã de 2015, ficando com a terceira posição, 
 
“Muito contente com esta primeira participação no IRONMAN 70.3. Fiz uma estratégia que deu certo, apesar do esforço na corrida sob um calor muito forte.  Tive de diminuir o ritmo  e manter a calma no final para poder chegar. Foquei um pouco para esta prova e estou feliz por ter conquistado esse resultado”, declarou a vencedora.
 
Resultados de 2017 - Elite
 
Masculino
 
1) Paulo Roberto Maciel  da Silva (BRA), 3h54min59seg
2) Flávio Queiroga (BRA), 3h56min10seg
3) Luiz Francisco Paiva Ferreira (BRA), 3h56min48seg
 
Feminino
 
1) Pamella Oliveira (BRA), 4h23min49seg
2) Romina Palácio (ARG), 4h31min10seg
3) Mariana Borges (BRA), 4h32min46seg
 
Campeões
 
2017 – Paulo Roberto Maciel (BRA)/Pamella Oliveira (BRA)
2016 – Reinaldo Colucci (BRA)/Luisa Baptista (BRA)
2015 – Santiago Ascenço (BRA)/Mariana Borges (BRA)
 
Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook