Gustavo Grummy pode igualar marca histórica do avô no Pan

João Gonçalves Filho avô de Gustavo Grummy / Foto: Arquivo Pessoal

Toronto - O jogador de polo aquático Gustavo Grummy Guimarães pode repetir um feito histórico em família nesta quarta-feira (15). A seleção brasileira decide a medalha de ouro de Toronto-2015, às 21h (horário de Brasília), contra os Estados Unidos. A vitória daria o segundo título dos Jogos Pan-Americanos ao polo aquático masculino verde-e-amarelo. Se tudo der certo, o atleta do Sesi-SP repetirá a conquista do avô, João Gonçalves Filho, que integrou a equipe brasileira campeã na edição de São Paulo-1963. "Seria mais um sonho realizado. Tenho meu avô como um ídolo e gostaria muito de conseguir um feito que pudesse igualá-lo", contou Grummy. 

João Gonçalves Filho, o avô de Grummy, participou de sete Olimpíadas e foi o porta-bandeira na edição do México-68, além é claro do inédito título do Pan de 1963. João foi nas duas primeiras Olimpíadas na natação (Helsinque-52 e Melbourne-56); a terceira no polo e na natação (Roma-60); a quarta e quinta no polo (Tóquio-64 e México-68) e as duas últimas como técnico de judô (Barcelona-92 e Atlanta-96). Ajudou o Douglas Vieira e o Aurélio Miguel e ganhar as medalhas olímpicas deles e também trabalhou com Daniel Hernandes, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro.
 
Cristina Guimarães, mãe de Grummy e filha de João Gonçalves Filho, não esconde a ansiedade pela decisão do Pan."A torcida é grande, o trabalho foi feito, a vontade e determinação do grupo - e da torcida - são imensas".
 
Nas semifinais desta segunda-feira (13), o polo aquático masculino do Brasil bateu a Argentina por 15 a 9, com um gol de Gustavo Grummy. Na fase de classificação, a equipe venceu todos seus jogos: Canadá, Venezuela e México.
 
O time vem de uma vitória recente diante dos norte-americanos. Na Super Final da Liga Mundial de Polo Aquático, disputada no mês passado, a equipe teve uma atuação histórica, empatando em 10 a 10 no tempo normal e vencendo nos pênaltis por 14 a 13, rendendo uma medalha de bronze inédita para o País na modalidade. Mas nem por isso, o time promete relaxar contra o adversário. 
 
"O que aconteceu na Liga foi ótimo, mas já é passado. Um novo capítulo será escrito no Pan. Essa partida representará todo o trabalho feito pelo grupo até aqui. Por isso, vamos concentrados para fazer o melhor possível dentro da piscina", finaliza Grummy.

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook