SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Praticar exercícios sem uma preparação prévia pode acabar trazendo mais problemas do que benefícios / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Quem não quer estar em forma para a chegada do verão? Nesta época do ano, homens e mulheres começam uma busca desenfreada pelo corpo perfeito para poder exibir suas curvas com segurança em biquínis e sungas, em praias e piscinas. Mas até que ponto é saudável praticar atividade física apenas quando o calor se aproxima?
 
Segundo Mario Cesar Martins, proprietário da Academia Científica Atitude (http://www.atitudesp.com.br/) e especialista em reabilitação e tratamento preventivo de patologias osteo-mio-articulares, começar a praticar exercícios de repente, sem uma preparação prévia, pode acabar trazendo mais problemas do que benefícios. “O corpo que não está acostumado leva um tempo para se adaptar a uma grande carga de atividades. Por isso, é fundamental uma preparação que faça com que a pessoa tenha o equilíbrio muscular adequado para suportar os treinos sem que eles provoquem nenhuma lesão”, explica. 
 
Martins ressalta que é necessário que o corpo passe por adaptações cardíacas, metabólicas e ortopédicas. Além disso, é importante que se ache o ponto de equilíbrio em relação ao volume e à intensidade do treino. Ou seja, as atividades devem ser graduais, nunca começando com um ritmo muito exagerado. 
 
Quem quer preparar o corpo para o verão, mas está pensando também na saúde, além da estética, deve iniciar as atividades físicas pelo menos seis meses antes do tempo em que espera atingir seus objetivos.  “Vale lembrar, ainda, que os exercícios devem estar ligados também a um equilíbrio nutricional”, afirma o especialista.
 
Martins lembra também das pessoas que não praticam atividades físicas no seu dia a dia mas que, quando entram de férias, programam uma série de exercícios, considerados “inofensivos”. “São muitos os exemplos de atividades relacionadas a lazer que podem, sim, prejudicar a saúde de quem não está acostumado a praticá-las. A crença de que andar a cavalo, caminhar e correr na praia, fazer trilha, jogar vôlei, futebol e frescobol na areia não podem gerar lesões ou problemas mais sérios está completamente errada. Nada que é feito sem preparo é totalmente benéfico para quem não está habituado”, diz. 
 
Para o especialista, os principais riscos a que se submetem os “atletas de verão” são lesões de coluna, joelho e ombro. “Para fugir destes problemas basta se preparar corretamente, com antecedência e com a ajuda de um profissional que saiba, inclusive, a dosagem de exercícios indicada para você. Determinadas lesões são um preço muito alto a se pagar por conta da busca pela estética perfeita”, conclui. 
 
 
Veja Também: 

 

 
 

 
 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados