Sou do Esporte e Inspire Sport lançam prêmio de Governança no Esporte

Banner da campanha / Foto: Divulgação

São Paulo - A plataforma Sou do Esporte e a empresa Inspire Sport Business irão premiar as confederações brasileiras com as melhores avaliações nas práticas de Governança. O evento acontecerá em novembro, juntamente ao I Seminário Internacional Sou do Esporte.

O estudo independente sobre as práticas de Governança foi realizado com as confederações de esportes olímpicos, exceto a do futebol, com base em três referências importantes no mundo esportivo e empresarial: a organização não governamental Play The Game, o manual UK Sport Good Governance, os manuais práticos do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, além de recomendações sobre governança feitas pelo Comitê Olímpico Internacional.
 
Foram avaliados 105 itens das melhores práticas dentro de cinco grandes indicadores de governança: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade.
 
Segundo Luis Felipe M. Barros, sócio-diretor da Inspire Sport Business, “o primeiro princípio da Governança é que as informações estejam disponibilizadas para o público e sejam de fácil acesso. Então, a partir das informações públicas, o estudo buscou identificar as entidades que executam os melhores trabalhos, as que buscam melhorias em suas instituições, e aquelas que buscam respaldar suas ações nas necessidades de transparência exigidas pelos seus patrocinadores”.
 
Ele destaca ainda que “é importante ressaltar que a análise da gestão das entidades não era a proposta do estudo, portanto, a matriz utilizada não indica o quão mal ou bem administradas as entidades são. Em princípio, podemos ter uma Entidade com baixa pontuação e ótima gestão, enquanto outra, pode ter pontuação mais alta e uma gestão temerária”.
 
Para a diretora da Sou do Esporte, Fabiana Bentes, "o esporte está sofrendo as consequências de anos de falta de governança e há uma necessidade imediata de reformulação nas entidades esportivas”. Ela explica que “o prêmio Sou do Esporte/ Inspire Governança, quer reconhecer as confederações que caminham em prol desta nova fase do esporte brasileiro, associando uma boa governança a uma gestão transparente e responsável, e que alie potencializar o esporte de alto rendimento com o desenvolvimento da base. Além disso, o prêmio pode auxiliar as empresas patrocinadoras a tomarem decisões estratégicas de investimento no esporte conforme a governança das entidades”.
 
Fabiana Bentes destaca ainda que “o mais importante do estudo é que agora há um modelo padrão para que todas as confederações brasileiras tenham a oportunidade de se aprimorarem”. 
 
Sami Arap, presidente da CBru, confederação melhor avaliada, comentou o resultado: “É com enorme satisfação que tomamos conhecimento acerca dos resultados de uma verificação independente que apontou a Confederação Brasileira de Rugby como uma das entidades esportivas de melhor e mais eficaz governança do País.  Desde o início de nossos trabalhos em 2010, visamos construir um novo modelo para a administração do esporte brasileiro, dotado de melhores práticas adotadas no Brasil e no exterior”. 
 
Ele explica que “ o modelo é dinâmico e deve sempre ser revisitado, na busca de uma evolução permanente.  Lidar com recursos públicos, repasses do COB e patrocínios privados é uma tarefa sofisticada e complexa que requer um modelo de governança igualmente sofisticado.  Desenvolver uma modalidade não profissional de esporte coletivo de contato físico constante também é tarefa complicada.  Estamos trabalhando ativamente no planejamento de longo prazo para que nossos projetos de massificação de rugby possam gerar atletas de elite para servir as seleções brasileiras feminina e masculina.   O modelo de governança é peça fundamental nesse quebra-cabeça”, conclui.
 
O presidente da CBTM Alaor Azevedo também comentou o resultado, sendo a segunda confederação melhor avaliada com relação a Governança. 
 
“O estudo permitiu a identificação de pontos positivos e aspectos a melhorar nos processos de gestão da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e que já estão sendo analisados visando a sua efetiva implementação. A proposição de conceitos modernos a respeito das boas práticas de governança no esporte como este que está sendo apresentado é fundamental para servir como parâmetro para a evolução das entidades que administram o esporte no Brasil. Precisamos continuar aperfeiçoando a gestão com vistas a alcançar nossos objetivos que é o de ser, de fato, uma potência olímpica em um futuro breve”, finalizou.


Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook