Após sinalização do COI, eGames entra na mira da indústria esportiva

8º Congresso Latino-Americano de Sports Business vai reunir na capital paulista, hoje (6) e amanhã, grandes nomes do segmento esportivo brasileiro e mundial / Foto: Divulgação

São Paulo - “Os 'eSports' estão mostrando um forte crescimento, especialmente dentro do grupo demográfico juvenil em diferentes países, e podem fornecer uma plataforma para envolvimento com o Movimento Olímpico", pontuou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em nota oficial divulgada no último dia 31 de outubro. Para especialistas, o Comitê sinaliza claramente sobre a possibilidade de incluir os esportes eletrônicos no programa dos Jogos Olímpicos.
 
Seguido por legiões de apaixonados ao redor do mundo e movimentando cifras milionárias, o mercado de eSports está chamando a atenção da indústria esportiva, que vai reunir em São Paulo,  hoje e amanhã, dias 6 e 7 de novembro, os principais nomes nacionais e internacionais do setor no 8º Congresso Latino-Americano de Sports Business (#SportBizLatam).
 
Inédito no país, o evento irá debater o panorama macro do segmento  esportivo mundial. Com 11,4 milhões de espectadores de eSports, o Brasil representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas. De acordo com projeções da consultoria norte-americana Newzoo, até dezembro deste ano o mercado mundial terá agregado uma base de 385 milhões de espectadores únicos, faturando US$ 696 milhões.
 
“Somos o terceiro maior mercado de esportes eletrônicos no mundo em audiência. Estamos consolidados, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A expectativa é que o faturamento chegue a esfera de US$ 1,5 bilhão até 2020,” destaca Beto Vides (foto acima, à dir.), CEO da eBrainz, primeira agência brasileira especializada em marketing esportivo para eSports. Vides e Raiff Chaves (foto abaixo, à esq.), CCO da eBrainz, apresentam no segundo dia do #SportBizLatam (07/11), das 12h às 12h45, a palestra “eSports, o esporte como você nunca viu”.
 
“A ideia é destacar para a indústria que os games estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas. Que não são restritos a jogadores ‘hardcore’ e que já são parte importante para o entretenimento e engajamento de vários públicos”, adianta Raiff Chaves. “Na palestra, vamos pontuar que os eSports vêm atraindo investimentos arrojados e se fortalecendo como um dos destaques de propulsão da economia esportiva. Um bom indicativo é a aposta que grandes empresas e marcas de vários segmentos estão fazendo em ações voltadas a consumidores desse mercado”, completa Beto Vides. 
 
Realizado pela Good Morning Sports, o 8º Congresso Latino-Americano de Sports Business vai debater temas como governança esportiva, mídias sociais, tecnologia, novos negócios, performance, alto rendimento e gestão de patrocínio.  A expectativa é receber 350 participantes, entre líderes e diretores de marketing de empresas, confederações, federações, clubes e esportivos, além de atletas, imprensa e representantes do setor público. Saiba mais: http://sportbizlatam.la/evento/sportbizlatam8
 
"Acreditamos que é muito importante abrir espaço para um assunto como eSports no 8º Congresso Latino-Americano de Sports Business. É um segmento com um crescimento muito significativo dentro da indústria. Os números comprovam isso”, afirma Laura Cordeiro, diretora da  Good Morning Sports, empresa responsável pela criação e coordenação do congresso. “Incorporar esportes eletrônicos como um dos temas da agenda do SportBizLatam é dar a proeminência e a importância que o segmento merece. É fundamental para a indústria se conectar às oportunidades que este mercado representa e encontrar sinergias para aproveitar e impulsionar o seu próprio desenvolvimento”, completa Patricio Baigorrotegui, diretor da  Good Morning Sports.
 
Entre os palestrantes do 8º Congresso Latino-Americano de Sports Business estarão nomes como o do lutador Rodrigo Minotauro, embaixador do UFC, além do diretor internacional de desenvolvimento de negócios do Barcelona, Arturo De la Fuente, e do presidente para as Américas do Bayern de Munique, Rudolf Vidal, entre outros.
 
eBrainz - Primeira agência do mercado brasileiro especializada em marketing esportivo para eSports, a eBrainz cria experiências únicas voltadas a apaixonados por esportes eletrônicos. Nascida em 2016, desenvolve projetos arrojados que conectam atletas, clubes e investidores em relações sustentáveis. Os três principais pilares são: consultoria em eSports, planejamento de campanhas e ativações, desenvolvimento comercial de ativos de eSport (equipes, atletas e eventos).
 
A partir dos valores de marca, a eBrainz conecta os embaixadores mais aderentes do cenário eSportivo brasileiro em ações criadas tailor-made. Também desenvolve estratégias que conectam marcas e empresas de diversos segmentos ao mercado de esportes eletrônicos, impactando no momento mais propício consumidores de targets variados, sobretudo das novas gerações. Através de abordagens específicas, a agência ainda avalia e desenvolve projetos customizados com o propósito de elevar a geração de receitas: http://agenciaebrainz.com.br
 
8º Congresso Latino-Americano de Sports Business (#SportBizLatam)
Dias 6 e 7 de novembro. 
Esporte Clube Pinheiros (Rua Tucumã, 600, São Paulo-SP).
Informações: http://sportbizlatam.la/evento/sportbizlatam8
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook