SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Largada será no sábado, às 9h30, no lado paraguaio da Itaipu Binacional / Foto: Fábio Falconi

Foz do Iguaçu - Com a participação de 650 triatletas, de 18 países, acontecerá neste sábado o Itaipu 70.3 Ironman Brasil Paraguay. Trata-se da terceira das cinco etapas do Circuito Ironman de provas no país em 2016, sendo a única binacional do calendário.
 
Os competidores terão pela frente 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, com largada às 9h30, na cidade paraguaia de Hernandarias, com chegada no lado brasileiro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, quando serão conhecidos os vencedores de 2016.
 
A programação começará bem cedo, às 6h, com a transferência de atletas e acompanhantes para a largada, procedimento que continuará até as 8h30. O acesso à área de transição será feitos das 7h às 9h, com o início da prova programados para as 9h30 e em ondas. A premiação está prevista para as 14h, no CRV Brasil.
 
Em sua terceira edição, o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay segue com foco nos amadores. O evento distribuirá 40 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2017, o que dá ainda maior importância à disputa. O circuito mundial movimenta mais de 90 provas por todos com continentes, todas classificando para o Mundial da categoria, em suas diferentes idades. Outra duas provas brasileiras com estas distâncias compõem o calendário: o 70.3 Palmas, que abriu a temporada e foi válido pelo Campeonato Sul-Americano, e o 70.3 Rio de Janeiro, programado para novembro.
 
O evento conta com características especiais, sendo a principal delas o fato de competir dos dois lados da Usina de Itaipu, foto único em todo o calendário. Além disso, proporciona a oportunidade de percorrer grande parte da estrutura do local, de uma grandiosidade e beleza sem iguais. Trata-se de um percurso técnico e que atrai competidores de todo o Brasil e do exterior . 
 
Percurso - O primeiro desafio será a natação, com largada na parte Paraguaia, na cidade de Hernandarias. Serão 1900 metros em forma retangular, em sentido horário, com três boias intermediárias nas pernas mais longas.
 
Os 90 km de ciclismo deverão ser realizados em três (3) voltas, saindo da parte paraguaia da Usina de Itaipu por vias arborizadas. Neste trecho, os atletas contornam uma das maiores subestações de energia do mundo - a Subestação da Margem Direita Itaipu - Ande. Os atletas percorrerão trechos belíssimos da usina e de destaque turístico, como a Barragem, o Lago de Itaipu, o Canal da Piracema e o Mirante Central. As segunda e terceira voltas iniciam-se em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina. Haverá três postos de hidratação, com nove (9) oportunidades de abastecimento.
 
Os 21,1 km de corrida prometem ser inesquecíveis, sendo realizados em apenas uma volta. A prova começará em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV), passando pelas UNILA (Universidade Latino Americana), pelo Teatro Barrageiro, pelo Mirante do Vertedouro e, na sequência, a via Beira-Rio proporcionará uma das mais belas vistas da Usina.
 
O brasileiro Cid Barbosa, de Nata(RN), e a uruguaia Maria Porrini foram os vencedores no geral. Cid marcou o tempo de 4h22min77, com 2min45seg para o vice-campeão, o também brasileiro Luiz Ohde. Maria, por sua vez, completou a prova em 4h57min59seg, seguida pela brasileira Natalia Moraes, com 5h17min40seg. Ao todo, mil atletas de 15 países participaram do evento
 
Programação
 
27 Agosto - Sábado - Itaipu Binacional
 
9h - 19h - EXPO - IRONMAN (CRV Brasil)
6h - 08h30 - Transfer de Acesso à Largada*** (Estacionamento Vila C)
7h - 9h - Acesso à Área de Transição/Largada**** (Margem Direita Itaipu - Paraguai)
9h30 - 10h05 - Largada (em ondas)(Margem Direita Itaipu - Paraguai)
14h - Premiação (CRV Brasil - Chegada)
15h - 19h - Bike e Sacolas Check-Out (CRV Brasil - T2)
 
28 Agosto - Domingo - Itaipu Binacional
 
9h - 12h - EXPO - IRONMAN(CRV Brasil - Chegada)
9h - 12h - Achados e Perdidos (CRV Brasil - Secretaria Ironman)
9h - Premiação Faixa Etária (CRV Brasil - Tenda Médica)
10h30 - Vagas Ironman 70.3 World Championship (CRV Brasil - Tenda Médica)
 
CRV Brasil = Centro de Recepção aos Visitantes (Foz do Iguaçu) - Av. Tancredo Neves, 6702
CRV Brasil - Estacionamento = Av. Tancredo Neves, 6702 - R$12,00 a diária
 
Estacionamento Vila C - Brasil = Rua Goiânia s/n - gratuito
 
* Cadastro de Acompanhantes = Acompanhantes não cadastrados - sem a pulseira de acesso - não terão acesso ao local do evento no dia da prova.
 
Resultados
 
Masculino
1) Cid Florêncio Santos Barbosa (BRA), 4h22min49seg
2) Luis Henrique Ohde (BRA), 4h25min37sef
3) Marcos Vinícius de Faria (BRA), 4h30min04seg
 
Feminino
1) Maria Porrini (URU), 4h57min59seg
2) Natália Moraes (BRA), 5h17min40seg
3) Florência Carrizosa (BRA), 5h17min46seg
 
Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br.

Veja Também: 

 

 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados