Projetos sociais do Rio de Janeiro ganham apoio do Rio Open

Projetos sociais do Rio de Janeiro ganham apoio do Rio Open / Foto: In Press/Divulgação

Rio de Janeiro - O Rio Open apresentado pela Claro, que acontece de 15 a 21 de fevereiro de 2016, no Jockey Club Brasileiro, vai apoiar três importantes projetos sociais do Rio de Janeiro, que usam o esporte como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Os projetos são o Tênis Solidário, o Tênis na Lagoa e o Tênis Para Todos. O objetivo da parceria do maior torneio de tênis da América do Sul com essas iniciativas é estimular crianças de diversas comunidades cariocas a praticar um dos esportes que mais vem evoluindo no país: o tênis.
 
O Tênis Solidário atende 40 crianças de uma comunidade de Pilares, bairro da Zona Norte da cidade, enquanto o Tênis na Lagoa trabalha com 180 crianças nas quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul. Já o Tênis Para Todos recebe nas quadras do Hotel Sheraton Rio, na Avenida Niemeyer, também na Zona Sul, 60 crianças das comunidades do Vidigal, Cruzada São Sebastião, Rocinha e Rio das Pedras.
 
Através do apoio do Rio Open, os alunos dos projetos sociais vão ganhar ingressos para assistir as partidas e alguns deles farão parte da equipe de Pegadores de Bola, os famosos "boleiros", função tradicionalmente desempenhada por crianças e adolescentes nos maiores torneios de tênis do mundo. Os participantes dos projetos participarão de uma clínica de tênis com a presença de um jogador profissional e os projetos ainda irão receber bolas usadas do Rio Open para utilização nos treinamentos.
 
“A parceria com esses três projetos é apenas o início de um plano de longo prazo. Todos os anos iremos buscar ampliar o programa social do Rio Open, mapeando novos projetos da cidade e do estado, para que outros projetos possam se beneficiar dessa oportunidade. Com essa iniciativa queremos incentivar crianças carentes a seguir praticando nosso esporte para que no futuro elas possam se tornar campeãs dentro e fora das quadras”, explica o Diretor do Torneio, Luiz Procopio Carvalho.
 
Além dessas atividades, o Rio Open promoverá um torneio social entre crianças de comunidades carentes com a final disputada no dia 15 de fevereiro, segunda-feira, entre 10h e 12h, na Quadra 1 do evento.  A competição contará com cinco crianças de cinco projetos sociais e uma disputa entre equipes.
 
“A ideia é mesclar as crianças das comunidades e criar times em homenagem aos jogadores, como “time Teliana”, “time Nadal” e “Time Bellucci”. Essa competição saudável entre os jovens é excelente para motiva-los a treinar e seguir melhorando. A equipe campeã ainda terá a oportunidade de tirar foto com um dos grandes atletas do torneio”, explica Carvalho.
 
Com organização da IMM, o Rio Open vai contar com grandes estrelas do tênis mundial. Entre os principais destaques, estão os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, o francês Jo-Wilfried Tsonga, os americanos John Isner e Jack Sock, o austríaco Dominic Thiem e os brasileiros Thomaz Bellucci e João Souza, o “Feijão”. Entre as mulheres, destacam-se a brasileira Teliana Pereira e a canadense Eugenie Bouchard. O Rio Open 2016 terá a sua edição mais forte de todas, com 4 tenistas entre os 11 da ATP, 5 entre os top 20 e 10 entre os 40, na disputa pelo título do maior torneio de tênis da América do Sul e único na região a ter também um evento WTA International, simultaneamente.
 

Veja Também: 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook