Nadal aposta no sucesso da Rio 2016 e desfila na Sapucaí

Tenista espanhol está animado para sua quarta competição no Brasil / Foto: Getty Images / Buda Mendes

Rio de Janeiro - Rafael Nadal está em ritmo de carnaval e de Jogos Olímpicos. Na cidade para a segunda edição do Rio Open, o tenista número 3 do ranking mundial declarou nesta sexta-feira (13) que está confiante na realização dos Jogos Rio 2016. Para o espanhol, que conquistou o ouro em Pequim 2008 e já manifestou sua vontade de competir nas quadras do Centro Olímpico de Tênis, será uma experiência inesquecível.
 
“Estou seguro que os Jogos Olímpicos no Brasil serão um sucesso. Assim como o país realizou um evento tão complexo como a Copa do Mundo, pode fazer os Jogos Olímpicos no mesmo nível. São dois dos maiores eventos esportivos no mundo. Além do mais, a energia do Brasil e do Rio é especial. Para qualquer esportista que competir aqui nos Jogos vai ser uma experiência inesquecível”, afirmou o Touro Miúra, em entrevista coletiva, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, sede do Rio Open.
 
Enquanto os Jogos Rio 2016 não chegam, Nadal se prepara para outra experiência inesquecível: desfilar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí. 
 
“Mesmo longe, escutamos que o carnaval é um dos momentos mais especiais do mundo. Será um prazer único desfilar aqui. Creio que vai ser divertido, para ficar na memória", brincou o espanhol, que vai desfilar na escola de samba Unidos do Viradouro, ao lado do conterrâneo David Ferrer, que também disputa o Rio Open 2015, e do anfitrião Gustavo Kuerten.
 
Esta é a quarta passagem de Rafael Nadal pelo Brasil, que até agora ganhou todos os torneios dos quais participou - Brasil Open 2005 e 2013 e Rio Open 2014. Para o espanhol, um dos aspectos mais favoráveis é que “se sente em casa” quando compete em países latinos.
 
“Para nós jogadores que falamos espanhol, idiomas latinos, nos sentimos em casa. E a América Latina entende e sente paixão por esporte. O apoio dos torcedores é algo especial. Só tenho a agradecer aos torcedores brasileiros. Em 2005, me ajudaram muito na Costa do Sauípe. Assim como em São Paulo em 2013 e ano passado aqui no Rio, quando vinha de um momento difícil. É fantástico. Espero vir ainda por muitos anos”, afirmou.
 
Segundo Nadal, a realização de grandes eventos também contribui para o desenvolvimento do esporte no país.
“O Brasil nos últimos anos teve um crescimento importante. Quando se tem grandes eventos acontecendo no país, o interesse pelo esporte é maior, o país inteiro se envolve”, comentou.
 
Valendo 500 pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o Rio Open acontece do dia 15 a 23 de fevereiro, no Jockey. Além de Nadal, o torneio conta com outros quatro Tops 20 do ranking mundial: os também espanhóis David Ferrer (9º) e Tommy Robredo (17º).
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook