EUA - Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev fazem sua estreia no Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (18), por volta das 15 horas (horário de Brasília). A dupla enfrentará o argentino Mariano Navone e o chileno Alejandro Tabilo, que entraram na chave como alternates.
Melo e Zverev jogam juntos em Cincinnati pelo quarto ano consecutivo. O mineiro já conquistou o torneio em 2016, ao lado do croata Ivan Dodig. Esta será a 17ª participação de Melo no Masters 1000 nos Estados Unidos.
"Após Montreal e os treinos aqui em Cincinnati, vamos para a estreia em busca de um bom resultado no Masters 1000", afirmou Melo, que conta com o patrocínio de Centauro e BMG, além do apoio de Volvo, Head e Asics.
Antes de Cincinnati, a dupla competiu no Masters 1000 de Montreal, no Canadá. Nesta temporada, Melo e Zverev também participaram dos ATP 500 de Acapulco, Munique e Halle, além dos Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma e Montreal. No México, eles conquistaram o primeiro título juntos.
Melo, que está em sua 20ª temporada no circuito, acumula 674 vitórias em 1.145 jogos e ocupa a 51ª posição no ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com 1.700 pontos. Zverev, por sua vez, é o número três do mundo em simples.
Com 42 títulos em sua carreira, Marcelo Melo é o recordista brasileiro em conquistas. Dentre esses títulos, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) – além de nove Masters 1000, 14 ATP 500 e 17 ATP 250. Ele também detém o recorde de semanas no topo do ranking da ATP, com 56, sendo o único brasileiro a ter sido número 1 do mundo em duplas.
Melo é um dos duplistas mais vitoriosos em atividade, tendo alcançado a marca de 600 vitórias na estreia em Roland Garros 2023. Ele foi o primeiro entre os jogadores de duplas em atividade a completar 1.000 jogos, feito alcançado em Atlanta 2023.
O tenista também é recordista em participações em Grand Slam, com 75 edições, e em presenças no ATP Finals, onde completou oito seguidas em 2020. Em 2019, ele atingiu 500 vitórias no ATP 500 de Washington, tornando-se o 35º jogador da história a alcançar essa marca.
O primeiro título de Melo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Além dos dois Grand Slam, ele possui um vice-campeonato em Londres (2013) e um vice (2018), além de duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera o número de títulos em Masters 1000, com nove, incluindo três em Xangai, dois em Paris, e um em Toronto, Cincinnati, Miami e Madri.






