Esquema de manipulação envolvia 16 tops do tênis, denuncia TV

Diversos atletas estariam vendendo jogos para beneficiar apostadores / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Ao menos 16 tenistas dentre os 50 melhores jogadores do mundo, segundo o ranking da ATP (Associação Internacional de Tênis) estão envolvidos em um escândalo de manipulação de resultados, que vige há dez anos. A denúncia foi feita pela rede de TV britânica BBC, em parceria com o site BuzzFeed.
 
Segundo os veículos, as partidas previamente arranjadas foram do circuito mundial, inclusive jogos de grandes abertos como Wimbledon e Roland Garros. A notícia traz que dentre os tenistas envolvidos, alguns foram campeões de Grand Slams e que todos continuam na ativa até hoje.
 
Um dos nomes mais levantados é o do russo Nikolay Davydenko, que chegou a ocupar o terceiro lugar no ranking da ATP. O jogador aposentou as raquetes em 2014 mas, em 2007, teria abandonado uma partida propositalmente contra o argentino Martin Vassallo Arguello para beneficiar apostadores.
 
Inicialmente, as denúncias contra o russo e o argentino foram arquivadas, com ambos sendo inocentados. A investigação, porém, acabou levando a outros casos envolvendo grandes nomes do tênis mundial.
 
A emissora britânica não revelou os nomes, nem as edições dos torneios em que ocorreram manipulação de resultados. Porém, dá conta de que três partidas da chave principal de Wimbledon, envolvendo apostas da Rússia e Itália, teriam sido manipuladas.
 
Dentre os envolvidos, oito estariam no Aberto da Austrália, que está sendo disputado atualmente. A BBC afirma ainda que “repetidos alertas foram enviados sobre um terço destes jogadores, mas nenhum deles foi sancionado”, acusando os dirigentes do tênis de leniência perante o esquema de manipulação.
 
O presidente da ATP, Chris Kermode, afirmou em entrevista à mesma emissora que não ignorou nenhuma evidência de resultado arranjado e que irá “investigar qualquer nova informação”.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook