SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →
Campinas recebe em abril o Challenger mais tradicional do Brasil
Foto: Divulgação

Campinas - Um dos eventos mais tradicionais do tênis profissional na América do Sul já tem data para começar. Entre os dias 5 e 11 de abril, a Sociedade Hípica de Campinas recebe a 16ª edição da Copa Internacional de Tênis, torneio da categoria ATP Challenger 75, que distribui 75 pontos no ranking mundial ao campeão e US$ 107 mil em premiação total.

Disputado em quadras de saibro e integrante do calendário do ATP Challenger Tour, o torneio se consolidou como o Challenger mais tradicional do Brasil, reunindo anualmente atletas de diversos países e servindo como importante plataforma para jogadores que buscam subir no ranking e se firmar no circuito profissional.

Ao longo de sua história, o Campeonato Internacional de Tênis revelou nomes que posteriormente alcançaram destaque no circuito da ATP. Entre os campeões estão jogadores que chegaram ao Top 20 do ranking mundial, como o argentino Guido Pella, o chileno Cristian Garin, os argentinos Sebastián Báez e Francisco Cerúndolo, além de Diego Schwartzman, que alcançou o 8º lugar do mundo.

“Campinas tem uma história muito forte dentro do circuito Challenger e temos muito orgulho de manter esse torneio no calendário brasileiro há tantos anos. Ao longo das edições vimos passar aqui jogadores que depois se consolidaram entre os melhores do mundo, e essa é uma das marcas do evento e do Instituto Sports - fomentar o esporte”, afirma o diretor do torneio, Danilo Marcelino.

Os argentinos dominam a história da competição e são os maiores vencedores do torneio, com sete títulos conquistados desde a criação do evento.

Entre os brasileiros, apenas dois tenistas conseguiram levantar o troféu em Campinas: Guilherme Clezar, campeão em 2013, e Thiago Monteiro, vencedor da edição de 2023 e o último brasileiro a conquistar o título diante da torcida.

“O Challenger de Campinas sempre teve um papel importante para os jogadores brasileiros e sul-americanos, oferecendo a oportunidade de competir em alto nível e somar pontos importantes no ranking. Esperamos novamente uma edição muito forte e com grandes jogos para o público”, completa Marcelino.

O campeão da edição de 2026 passará a integrar o seleto grupo de vencedores do torneio, consolidando seu nome em uma competição que se tornou referência no calendário do tênis sul-americano.

Realizado nas quadras da Sociedade Hípica de Campinas, a Copa Internacional de Tênis costuma reunir atletas experientes do circuito e jovens promessas em busca de espaço no cenário internacional. A entrada é gratuita e em breve daremos todas as informações.

Confira abaixo a lista com todos os campeões de simples e duplas.

Campeões de Simples:

2011 – Maximo Gonzalez (ARG)

2012 – Guido Pella (ARG)

2013 – Guilherme Clezar (BRA)

2014 – Diego Schwartzman (ARG)

2015 – Facundo Arguello (ARG)

2016 – Facundo Bagnis (ARG)

2017 – Gastão Elias (POR)

2018 – Cristian Garín (CHI)

2019 – Juan Pablo Varillas (PER)

2020 – Francisco Cerundolo (ARG)

2021 – Sebastian Baez (ARG)

2022 – Jan Choinski (GBR)

2023 – Thiago Monteiro (BRA)

2024 – Tristan Boyer (EUA)

2025 – Tomas Barrios Vera (CHI)

Campeões de Duplas:

2011 – Marcel Felder (URU)/ Caio Zampieri (BRA)

2012 – Marcelo Demoliner (BRA) / João Souza (BRA)

2013 – Guido Andreozzi (ARG) / Maximo Gonzales (ARG)

2014 – Facundo Bagnis (ARG / Diego Schwartzman (ARG)

2015 – Andres Molteni (ARG) / Hans Podlipnik-Castillo (CHI)

2016 – Federico Coria (ARG) / Tomas Lipovsek Puches (SLO)

2017 – Maximo Gonzales (ARG) / Fabricio Neis (BRA)

2018 – Hugo Dellien (BOL) / Guillermo Duran (ARG)

2019 – Orlando Luz (BRA) / Rafael Matos (BRA)

2020 – Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA)

2021 – Rafael Matos (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA)

2022 – Boris Arias (BOL) / Federico Zeballos (BOL)

2023 – Guido Andreozzi (ARG) / Guillermo Duran (ARG)

2024 – Mateus Alves (BRA) / Orlando Luz (BRA)

2025 – Mariano Kestelboim (ARG) / Gonzalo Villanueva (ARG)

Serviço

Campeonato Internacional de Tênis – ATP Challenger 75

Local: Sociedade Hípica de Campinas – Campinas (SP)

Data: 5 a 11 de abril de 2026

Categoria: ATP Challenger 75

Pontuação: 75 pontos no ranking da ATP para o campeão

Premiação total: US$ 107 mil

Piso: Saibro

 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados