Bellucci faz grande partida, mas é eliminado por Rafael Nadal

Tenista brasileiro foi derrotado por 2 sets a 1, com parciais 2/6, 6/4 e 6/2 / Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - As quartas de final do torneio olímpico de tênis dos Jogos Rio 2016 disputadas nesta sexta-feira, dia 12, reservaram uma dura tarefa para o brasileiro Thomaz Bellucci: encarar o espanhol Rafael Nadal, um dos maiores jogadores de todos os tempos.
 
Apesar de não se intimidar com a força do adversário, atualmente na quinta colocação do ranking mundial, e de vencer com autoridade o primeiro set, o brasileiro não resistiu e foi derrotado de virada por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, em 2hs de partida.
 
Bellucci entrou em quadra motivado e mostrando um tênis de alto nível. Com um jogo agressivo, encurralou Rafael Nadal em sua quadra, conquistando belos pontos. No terceiro game, o brasileiro quebrou o saque do adversário, levando o público que lotou o Estádio Olímpico de Tênis ao delírio. Com muita eficiência no primeiro saque e belas subidas à rede, Bellucci passou não dava muitas chances ao espanhol. No sexto game, Bellucci mais uma vez quebrou o serviço do eneacampeão de Rolland Garros, fazendo 5 a 2. Impecável, Bellucci confirmou o saque para fechar o primeiro set em 6 a 2.
 
No segundo set, Bellucci teve seu saque quebrado no terceiro game, o que devolveu a confiança a Nadal. O espanhol passou a ser mais agressivo no primeiro serviço e a atacar nas trocas de bolas. Mesmo assim, Bellucci não desistiu e no nono game quebrou o saque do espanhol. Com 5 a 4 e saque a favor, o brasileiro teve a chance de empatar o jogo, porém cometeu erros proporcionando ao espanhol a quebra de saque e o empate no jogo.
 
Com a confiança em alta, Nadal passou a comandar as ações no terceiro set. Valente, Bellucci não desistia, mas, ao ter o seu saque quebrado no quarto game, começou a distanciar-se da tão sonhada classificação para a semifinal. Em todos os momentos da partida, Bellucci demonstrou muita vontade e qualidade nos golpes, o que inflamou a torcida nas arquibancadas. 
 
Apesar de endurecer alguns games com pontos que levantaram a torcida, o terceiro set foi para o lado do espanhol, que fechou o jogo em 6 a 2. Agora, Nadal enfrentará o argentino Juan Martin Del Potro por uma vaga na final olímpica.
 
Mesmo eliminado dos Jogos Olímpicos, Thomaz Bellucci mostrou-se orgulhoso por ter enfrentado de igual para igual um dos maiores tenistas do mundo. "Foi um grande jogo. O jogo poderia ter sido diferente se eu conseguisse aproveitar uma pequena chance que tive no começo do segundo set. De qualquer maneira, o Rafa conseguiu jogar muito bem a partir do segundo set, se defendeu muito bem, variou um pouquinho mais o jogo, conseguiu sacar melhor. Então, ele teve o seu mérito. Não acredito que eu tenha caído o meu nível. Ele que subiu a partir do segundo set", analisou Bellucci. "Muita gente talvez não tenha acreditado que eu poderia ter chegado nas quartas de final. Consegui jogar um belo tênis e eu saio feliz da quadra hoje. Perdi para o número cinco do mundo, o Nadal. Era um jogo que ele era o favorito, mas o jogo escapou um pouco. Eu poderia ter ganhado sim, mas tenho que sair de cabeça erguida porque dei tudo de mim dentro da quadra", completou o tenista brasileiro, atual 54º do ranking mundial.
 
Thomaz Bellucci tentava igualar melhor participação brasileira em Jogos Olímpicos. Em Atlanta 96, Fernando Meligeni chegou às semifinais, sendo derrotado por Sergi Bruguera. No entanto, Bellucci alcançou a mesma classificação de Gustavo Kuerten, que em Sydney 2000 foi superado por Kafelnikov nas quartas.
 
Mesmo com a derrota, Bellucci foi ovacionado pela torcida ao fim da partida. "Para mim foi muito emocionante receber o carinho, mesmo saindo com a derrota. Acredito que eu tenha dado o meu 100% dentro de quadra e é isso que faz a torcida gritar o meu nome no fim. Eu dei tudo de mim. A semana inteira tenho recebido o carinho e foi uma grande vantagem jogar com essa torcida. Saio feliz. Foi uma semana extremamente positiva para mim, independentemente de ter batido na trave para conquistar uma medalha, que seria inédita e especial para mim, saio feliz por ter conseguido fazer bons jogos e ter recebido tanto apoio da torcida", destacou Bellucci.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook