Fortaleza - A Copa Brasil Ouro de Fortaleza começa nesta quinta-feira (3) com números históricos para o tênis de mesa nacional. A última etapa da Série Ouro na temporada de 2026 registrou 1.407 inscrições, maior marca já alcançada em uma competição nacional neste formato.
Ao todo, 697 atletas, representando 94 clubes e associações de 21 Unidades Federativas, participarão das disputas até domingo (6), no Ginásio Poliesportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará.
Das 1.407 inscrições, 1.100 são para as provas do Individual Olímpico e 63 para o Individual Paralímpico. As duplas masculinas e femininas somam 170 inscrições, enquanto outras 74 são para as duplas mistas. A organização também terá 86 técnicos credenciados.
O Ceará lidera a participação, com 321 representantes, mas a competição receberá atletas de praticamente todas as regiões do país.
A programação começa nesta quinta-feira com as provas de duplas mistas e das duplas masculinas e femininas. Na sexta-feira (4), serão disputadas as categorias de idade e as classes paralímpicas. No sábado (5), entram em ação também as categorias Adulto, Sênior-Lady, Veteranos e Absolutos. O domingo (6) será dedicado à continuidade das disputas dos Absolutos.
Entre as categorias olímpicas, o Sub-15 Masculino tem o maior número de inscritos, com 83 atletas. Na sequência aparecem o Absoluto G Masculino, com 67, e o Sub-13 Masculino, com 65.
Todas as partidas serão realizadas em melhor de cinco sets de 11 pontos. A Copa Brasil Ouro terá provas válidas pelo Ranking Individual Olímpico e Paralímpico, além das competições de duplas.
Calendário Internacional - A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e o World Table Tennis (WTT) também divulgaram nesta semana uma primeira versão do calendário internacional de 2027.
Entre os principais eventos já confirmados está o Campeonato Mundial Individual, marcado para acontecer entre 22 e 30 de maio, em Astana, no Cazaquistão.
O calendário prevê ainda a Copa do Mundo Individual, de 29 de março a 4 de abril, e uma nova Copa do Mundo de Duplas, entre 19 e 25 de abril.
No circuito WTT, estão programados eventos de grande porte como o Singapore Smash, em fevereiro, o United States Smash, entre junho e julho, o Europe Smash, em agosto, e o China Smash, entre setembro e outubro.
A programação ainda é parcial. Novas etapas do WTT Contender, Star Contender, Feeder e Youth deverão ser anunciadas posteriormente pela entidade.
Com recorde de participantes nas competições nacionais e um calendário internacional cada vez mais movimentado, o tênis de mesa brasileiro encerra 2026 mirando uma temporada ainda mais intensa em 2027.






