COB e Afroreggae levam atividades esportivas e culturais à comunidade de Vigário Geral

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou, nesta sexta-feira, dia 11, uma ação educacional em Vigário Geral, no Rio de Janeiro / Foto: Rafael BelloRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou, nesta sexta-feira, dia 11, uma ação educacional em Vigário Geral, no Rio de Janeiro. Uma comitiva do COB esteve presente à Vigário Geral levando uma série de atividades culturais e esportivas para a comunidade. Na ocasião, foram visitados o Centro Cultural Waly Salomão e a tecnologia social do Grupo Cultural AfroReggae, com quem o COB está iniciando uma parceria. O objetivo é identificar oportunidades nas comunidades cariocas atendidas pelo Afroreggae, buscando nos valores do esporte as ferramentas de transformação social.

Durante toda a tarde, cerca de 80 crianças de Vigário Geral participaram de diversas atividades levadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, como exibição de vídeos, jogos, brincadeiras esportivas, clínicas de hóquei e vôlei, distribuição de cartilhas (Olimpismo, Educação Ambiental, Antidoping), brindes, entre outras atividades. "A nossa intenção é apresentar o Olimpismo às criancas de várias comunidades. Quando falamos de esporte, estamos levantando valors educacionais também", afirmou Nira Lima, coordenadora do programa COB na Comunidade. "Para o Comitê, poder proporcionar um dia como esse para as crianças é muito especial. E com a parceria que estamos iniciando com o Afroreggae, vamos poder levar esta iniciativa a várias outras comunidades", comemorou Nira. Também foram distribuidos exemplares do novo lançamento do Selo COB Cultural, o livro "Meu Pequeno Livro Olímpico", de Pedro Ernesto. O autor esteve presente e realizou algumas das brincadeiras contidas na publicação para as crianças.

O momento mais esperado pelas crianças foi o bate papo com a atleta Rosângela Santos, que conquistou as medalhas de ouro dos 100m rasos e 4x100m rasos nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no mês passado. Rosângela, oriunda de Curicica, na Região Oeste do Rio, falou sobre sua experiência e de todos os obstáculos que teve que superar para vencer como atleta. "Acho muito importante esse tipo de ação. Mostrar para as crianças carentes que nós somos iguais a eles e que com muito esforço é possível vencer através do esporte. Eu vim contar a minha história, que é igua à deles, só muda o endereço. Eles não precisam ser campeõs no esporte, mas podem ser campeões da vida", disse Rosângela.

Segundo Fernando Medeiros, Coordenador de Esportes do AfroReggae, o esporte combina paixão, emoção, trabalho e vida, que enriquecem a sociedade. "Quanto mais esses valores estiverem enraizados na sociedade maior a capacidade de as diversas modalidades atléticas se tornarem fenômeno cultural e social. A ideia é despertar o espirito olímpico na sociedade carioca, que irá receber o maior evento esportivo do mundo", disse Fernando.

A parceria entre o COB e o AfroReggae teve início com a contratação de Luciano Barbosa da Silva, no meio do ano. Nascido e criado em Vigário Geral, Luciano ficou famoso ao participar do quadro "Agora ou Nunca", do programa "Caldeirão do Huck", exibido na TV Globo em maio deste ano. Depois de saber do pedido de Luciano, que disse querer trabalhar com esporte, o COB o contratou. "Minha vida começou a mudar quando gravei o Conexões Urbanas com Junior do AfroReggae, depois veio o Luciano Huck e o COB. O esporte me inseriu numa profissão e hoje estudo e espero, após os Jogos Olímpicos do Rio, estar cursando Educação Física numa faculdade", disse Luciano.

Ele espera que muitos jovens sigam o caminho do bem e diz acreditar na união entre o AfroReggae e o COB e nas iniciativas que podem surgir. "O esporte é bom para o corpo e ocupa a mente do jovem, basta ter oportunidade, união entre a sociedade e patrocínios", completa Luciano.

O projeto "COB nas Comunidades" vem intensificando cada vez mais a realização de atividades educativas e culturais, onde apresenta o Movimento Olímpico à comunidades carentes do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o COB visitou comunidades na Favela da Chacrinha, Rocinha, Realengo, Nova Iguaçu e Chapéu Mangueira.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook