Brasileira do pentatlo moderno está entre as cinco melhores do mundo

O pentatlo moderno no Brasil nunca esteve em tão bom momento. Nos últimos anos, os resultados dos pentatletas brasileiros em competições mundiais alavancaram o esporte no país / Foto: Alaor Filho / Divulgação COBSão Paulo - O pentatlo moderno no Brasil nunca esteve em tão bom momento. Nos últimos anos, os resultados dos pentatletas brasileiros em competições mundiais alavancaram o esporte no país.

Essas importantes conquistas resultaram na inédita quinta colocação da pernambucana Yane Marques no recém-divulgado ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Além dela, todos os demais atletas canarinhos ganharam importantes posições.

Yane, apoiada pela Solidariedade Olímpica - Brasil, é a única pentatleta que já tem vaga garantida para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Em outubro, ela vai tentar o bicampeonato na cidade mexicana, já que foi ouro no Rio 2007.

"No Brasil de hoje, poucas atletas de projeção internacional reúnem as qualidades da Yane: dedicação, foco, disciplina, perseverança, humildade, espírito público e desprendimento. Basta uma breve conversa com ela para a pessoa sair encantada com a atenção que ela dispensa. Ela tem um jeito especial de encarar a sua trajetória vitoriosa praticando um esporte tão complexo como o pentatlo", revela Helio Meirelles, presidente da CBPM.

Nascida em Afogados da Ingazeira, município a 380 km da capital pernambucana, a pentatleta rapidamente conquistou o povo de Recife. Tanto que no dia 21 de março a Câmara Municipal da cidade aprovou o Projeto de Lei da vereadora Aline Mariano (PSDB-PE) que vai conceder o Título de Cidadã Recifense à pentatleta.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook