SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →
Brasil busca evolução no Flag Football após Mundial
Presidente da CBFA comenta desempenho das Seleções Brasileiras masculina e feminina na competição / Foto: Yan Barros/CBFA 

São Paulo - O Brasil terminou o Mundial de Flag Football da IFAF 2026, em Düsseldorf, na Alemanha, sem conquistar uma das vagas olímpicas distribuídas diretamente pela competição. Apesar de encerrar o torneio sem vitórias em campo, a campanha foi mais equilibrada do que a tabela final pode sugerir, pois 7 dos 10 jogos disputados terminaram com diferença de 16 pontos ou menos.

O objetivo agora é transformar os sinais de competitividade observados em vitórias nas próximas competições no ciclo olímpico, como comenta a presidente da CBFA, Cristiane Kajiwara:

“Em 2025, 101 seleções participaram dos quatro campeonatos continentais da IFAF. O Mundial de Düsseldorf reuniu apenas 16 seleções femininas e 16 masculinas, formando a elite mundial da modalidade. O Brasil já está entre essas 16 melhores seleções do mundo. Mas estar entre os 16 não é o nosso ponto de chegada. É o nosso ponto de partida para o próximo ciclo”.

O Mundial, realizado entre 13 e 16 de agosto, foi a primeira etapa do sistema oficial de classificação para a estreia do Flag Football nos Jogos Olímpicos. Os Estados Unidos, país-sede, já têm vaga garantida nos torneios masculino e feminino. A Seleção Brasileira masculina terminou na 14ª colocação, melhor resultado da história do país em Mundiais da modalidade, enquanto a equipe feminina ficou em 15º lugar.

O desempenho também ganha contexto porque o Mundial reuniu as principais seleções da modalidade em um momento decisivo antes da estreia olímpica do Flag Football. O resultado ajuda a dimensionar o atual nível de competitividade internacional e o tamanho do desafio brasileiro no ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

 Masculino alcança melhor colocação brasileira em Mundiais - O Brasil disputou a primeira fase no Grupo C, ao lado de Suíça (top 6), México (top 3) e Alemanha (top 11). Na estreia, perdeu para a Suíça por 52 a 19. Na 2ª rodada, foi derrotado pelo México por 38 a 26 e, no terceiro jogo, pela Alemanha por 28 a 12.

Fora da disputa principal pelo título, a equipe passou ao bracket de ranqueamento entre o 9º e o 16º lugares. Na sequência, perdeu para a França (top 5) por 41 a 25, venceu a Nigéria por W.O. e encerrou sua campanha com derrota para a Grã-Bretanha (top 12) por 33 a 26, terminando na 14ª colocação.

O resultado ganha peso porque o Brasil chegou a Düsseldorf ocupando a 17ª posição do ranking mundial da IFAF e conseguiu pontuar em todos os jogos disputados em campo. Contra o México, por exemplo, chegou a estar à frente do placar em dois momentos.

“O Brasil não entrou no Mundial por convite. As duas seleções precisaram conquistar a vaga no Continental das Américas, e ambas terminaram em 5º lugar, garantindo a classificação para Düsseldorf. O Brasil já chegou à elite mundial. Agora, precisamos trabalhar para permanecer nela e avançar”, afirma a presidente.

Depois da derrota mais ampla contra a Suíça, os quatro jogos seguintes terminaram com diferenças de 13, 16, 16 e 7 pontos.

Seleção feminina termina em 15º lugar - A campanha feminina apresentou movimento semelhante. Contra Japão (top 5) e Canadá (top 4), o Brasil sofreu derrotas por 32 a 0 e 36 a 6. Na sequência, as brasileiras protagonizaram partidas mais equilibradas: perderam por 12 a 6 para o Panamá (top 12), por 35 a 27 para a China (top 18) e por 40 a 26 para a Eslovênia (top 33). Foram, portanto, três partidas femininas decididas por 6, 8 e 14 pontos.

Novo caminho para o Brasil rumo aos Jogos Olímpicos de LA 2028

O caminho brasileiro rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 segue vivo. O próximo grande objetivo será o Campeonato Continental da IFAF de 2027, que abre a próxima etapa da corrida pelas vagas olímpicas.

Segundo o sistema oficial de classificação, as duas melhores equipes de cada continente entre aquelas ainda não classificadas avançarão para a Olympic Qualifier Series (OQS). O torneio, previsto para 2028, distribuirá as três últimas vagas olímpicas em cada gênero.

Na prática, este será o roteiro do Brasil para tentar chegar à primeira edição olímpica do Flag Football: Mundial 2026 → Campeonato Continental 2027 → Olympic Qualifier Series 2028 → Los Angeles 2028.

“Ainda existe uma distância importante entre o Brasil e as principais potências mundiais. E é justamente essa distância que precisamos transformar em planejamento, investimento, desenvolvimento técnico e competições internacionais. O Mundial mostrou onde estamos. Agora, precisamos transformar esse diagnóstico em trabalho”, finaliza Cristiane Kajiwara.

Para o Brasil Onças, a mensagem deixada pelo Mundial é clara: há aspectos a melhorar, principalmente na capacidade de transformar jogos equilibrados em resultados positivos, mas também existem indicadores concretos sobre os quais construir o ciclo.

Resultado das seleções brasileiras

Masculino

Suíça 52 x 19 Brasil

México 38 x 25 Brasil

Alemanha 28 x 12 Brasil

França 41 x 25 Brasil

Brasil x Nigéria — W.O.

Grã-Bretanha 33 x 26 Brasil

14º lugar

Feminino

Japão 32 x 0 Brasil

Canadá 36 x 6 Brasil

Panamá 12 x 6 Brasil

China 35 x 27 Brasil

Eslovênia 40 x 26 Brasil

Brasil x Nigéria — W.O.

15º lugar 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados