SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Larissa Oliveira / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Natação brasileira vence o XLII Campeonato Sul-Americano Absoluto, com 542,50 pontos,  manteve  a hegemonia sul continental e dá continuidade ao projeto de preparação do conjunto olímpico de 2016. O torneio realizado pela Confederação Sul-americana de Natação – Consanat, reuniu 12 seleções, na cidade de Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 02 a 05/10. 
 
Foram quatro dias intensos de muita natação. Os argentinos ficaram na segunda posição, com 487 pontos, seguidos pelo Paraguai, terceiro colocado, com 166 pontos somados. Na última etapa os brasileiros conquistaram mais 13 medalhas ( cinco ouros, seis pratas e dois bronzes) e contabilizando 51 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. 
 
O Brasil manteve a liderança no masculino com 248,50 pontos, à frente da Argentina, que somou 211 e Paraguai, com 105. No feminino também deu Brasil, com 258 pontos, contra 248, das argentinas, que ficaram com a segunda colocação. Em terceiro lugar ficou o Equador, tendo 79 pontos somados. Realizado em um período não favorável para tempos baixos, início da preparação para trimestre final, o torneio não obteve nenhum novo recorde de campeonato.
 
"A gente sabe que o Brasil vem conquistando essa hegemonia na natação sul-americana há um tempo e foi muito importante conseguir manter. As meninas estão de parabéns. Temos um grupo bom, de qualidade e que acredita que pode conseguir mais. Acreditando nelas e com muito trabalho, elas podem sim ir mais longe. Neste torneio, o feminino venceu todos os revezamentos, conseguiram um grande numero de medalhas, além de boas colocações de uma forma geral. Todas estão em períodos de treinamento, mas mesmo assim conseguiram apresentar bons tempos, o que nos dá uma perspectiva positiva", analisou o coordenador técnico da seleção feminina, Fernando Vanzella.
 
O melhor índice técnico foi de Felipe França, do Brasil, pelos 50m peito. Já no feminino, deu a equatoriana, Samantha Arevallo, pelo desempenho nos 800m livre. Os atletas ganharam o tradicional prêmio Señor de Sipan, oferecido pela Orden de Los Caballeros das Américas. Felipe França conquistou o ouro em todas as provas que nadou e analisou a importância da vitória brasileira.
 
"Estou muito feliz e grato por mais um título. Agradeço a Deus por mais esse prêmio. Os 50m peito é uma prova forte para ganhar índice técnico e fico muito satisfeito por ter conquistado. Tenho certeza que essa vitória da equipe brasileira é importante para a natação como um todo e a experiência ganha pelo conjunto, pode fazer diferença nas próximas competições, como o Mundial de Doha e Pan-Americano", finalizou Felipe França.
 
Para o coordenador técnico da seleção masculina, Alberto Silva, o fator união foi fundamental para a manutenção deste título para o país. “Poucas vezes eu vi uma equipe tão voltada para o coletivo brasileiro como neste torneio. Incluindo comissão multidisciplinar. Todos que estavam representando o país aceitaram o desafio de se superar e tirar o máximo possível para fazer esse time campeão. Mesmo com as ausências de alguns nadadores, aqui fomos Brasil. Com esse espírito de união e com todos se ajudando a equipe só tende a crescer mais até 2016” – comentou Alberto Silva.
 
Duas dobradinhas brasileiras, de ouro e prata, abriram a última noite de provas na piscina argentina. Na primeira disputa da noite, Graciele Herrmann (25s47) e Alessandra Marchioro (26s31), deixaram as adversárias para trás e levaram as duas primeiras posições. Logo na sequência, na decisão dos 50m costas, Guilherme Guido (25s46) e Fabio Santi (25s56), colocaram o Brasil novamente aos degraus mais altos.
 
Na terceira dobradinha do Brasil, Felipe França (2m13s99) e Thiago Simon (2m15s32), garantiram as duas melhores posições na final dos 200m peito. Nos 100m costas, feminino, Etiene Medeiros (1m01s72) e Natalia de Luccas (1m02s85), nos 100m costas, garantiram pela quarta vez na noite, o Brasil nos dois primeiros lugares.
 
Em uma das provas mais empolgantes da etapa, os 100m livres masculino, o brasileiro Matheus Santana (50s06) conquistou a medalha de prata, somente atrás do argentino, Frederico Grabich (49s29), único a nadar na casa dos 49 segundos. Leonardo Alcover (51s92) ficou com a sexta posição, na prova. Matheus Santana é o atual recordista mundial junior e campeão olímpico da juventude, desta prova.
 
Nas últimas provas da competição, os revezamentos 4x100m medley feminino e 4x100m livre masculino, não faltou emoção no Parque Aquático da cidade de Mar del Plata. No feminino, Etiene Medeiros, Biatriz Travalon, Daynara de Paula e Graciele Herrmann, fizeram a prova medley em 4m10s41 e garantiram mais um ouro para o Brasil. Já no masculino, Fernando Ernesto, Matheus Santana, Marcos Macedo e Leonardo Alcover, somaram 3m20s26 , no revezamento livre, e conquistaram a medalha de prata.
 
A natação passa a bola para o Polo Aquático e Nado Sincronizado – As equipes brasileiras feminina e masculina de Polo Aquático chegam a Mar del Plata a partir desta segunda-feira,  06/10. As partidas de polo terão início terça-feira, dia 07/10. Já as atletas de nado sincronizado chegam a cidade argentina, dia 07/10, depois da participação na Copa do Mundo FINA, realizada no Canadá. As rotinas de nado sincro começam na quarta-feira, dia 08/11.
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados