SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →
Kauã Carvalho brilha no Pan-Pacífico Júnior de Natação
Kauã Carvalho conquista três medalhas no Pan-Pacífico Junior / Foto: Divulgação

Canadá - O nadador Kauã Carvalho, do SESI-SP, encerrou sua participação no Campeonato Pan-Pacífico Júnior de Natação com três medalhas e um novo recorde pessoal. Treinando no Sesi São Bernardo do Campo, ele conquistou a prata nos 50 metros peito, o bronze nos 100 metros peito e também subiu ao pódio com a seleção brasileira no revezamento 4x100 metros medley masculino, que terminou na terceira colocação.

Nos 100 metros peito, Kauã registrou 1min00s87, seu novo recorde pessoal, garantindo o bronze em uma final de alto nível, na qual ficou atrás apenas dos representantes do Japão e dos Estados Unidos. Já nos 50 metros peito, ele se destacou ao marcar 27s60 nas eliminatórias e, na decisão, conquistou a medalha de prata com o tempo de 27s74, reforçando sua posição entre os principais nomes da competição.

O terceiro pódio veio no último dia do evento, quando Kauã integrou o revezamento brasileiro 4x100 metros medley ao lado de Davi Vallim Carvalho, Alex Mueller Amorim e Celso Luis Santos. O quarteto completou a disputa em 3min38s97, assegurando a medalha de bronze. Kauã foi responsável pela segunda parcial, no nado peito, com 1min00s76.

Realizado entre os dias 17 e 20 de agosto, no UBC Aquatic Centre, em Vancouver, o Pan-Pacífico Júnior de Natação é uma das principais competições internacionais da categoria. Em sua 11ª edição, o torneio reuniu mais de 300 nadadores de 16 países e, pela primeira vez, foi sediado no Canadá. As disputas ocorreram em piscina de 50 metros e contaram com jovens talentos de países como Estados Unidos, Japão, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Singapura e Brasil.

A edição de 2026 também marcou a estreia do Brasil na história do torneio. A delegação nacional terminou em quarto lugar no quadro de medalhas, com sete conquistas: uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

O desempenho de Kauã reflete um trabalho construído ao longo de sua trajetória esportiva. Formado nas piscinas da instituição desde as categorias de base, o nadador atualmente treina no Sesi São Bernardo do Campo. Sua evolução é acompanhada pela metodologia SESI Esporte, que alia desenvolvimento técnico e físico à formação dos jovens esportistas. A convocação para o Pan-Pacífico Júnior veio após atingir os índices exigidos pela seleção brasileira durante o Troféu Brasil Maria Lenk, em maio.

Além de Kauã, outros dois representantes do SESI-SP integraram a equipe brasileira em Vancouver. Sophia Isidoro disputou a final dos 100 metros borboleta e terminou na sexta colocação, com 1min00s92. Felipe Catuta, de apenas 16 anos, alcançou finais e acumulou experiência em sua primeira participação em um evento internacional desse porte. A delegação da instituição também contou com o técnico Fernando Vanzella, que acompanhou os atletas e integrou a comissão técnica da equipe brasileira.

A presença brasileira em Vancouver evidencia a contribuição do SESI-SP para a formação da nova geração da natação nacional. Com três representantes na delegação, participações em finais e presenças no pódio, a instituição amplia sua inserção no cenário internacional e reforça o trabalho desenvolvido diariamente nas piscinas, da iniciação esportiva ao alto rendimento. 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados