SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →
Stephan Barcha fatura o GP no JHSF Open e visa integrar o Time Brasil no Mundial e Odesur 2026
Stephan Barcha e Chantily saltam para vitória no GP do Open na SHP / Foto: Felippe Saad

São Paulo - Neste domingo, 29/3, o GP, a 1.55/1.60m, em duas voltas, encerrou o JHSF Open, na Sociedade Hípica Paulista, primeiro Concurso de Salto Nacional 5* da temporada 2026 no Brasil.

O campeão pan-americano e olímpico Stephan Barcha, que veio especialmente da Espanha, onde garantiu oito vitórias nas duas últimas semanas incluindo dois GPs, manteve a sequência de conquistas. Últimos a largar, por terem sido os mais rápidos na 1ª volta, Stephan e Chantily JMen zeraram em 56s87, garantindo o topo do pódio. Vale lembrar que Stephan e Chantily, Brasileiro de Hipismo de 15 anos, também venceram a preparatória do GP no JHSF Open, em 27/3.

Com ótima participação e bom nível técnico, 42 conjuntos foram à pista e, conforme a regra, os 12 melhores voltaram para a 2ª e decisiva volta: três sem faltas, um com apenas um ponto perdido, e as outras vagas ficaram com os oito conjuntos com apenas uma falta (quatro pontos) mais rápidos. Os mesmos três mantiveram-se zerados. Arthemus de Almeida com Dubruc JMen (IA) sagrou-se vice-campeão, e Paulo de Miranda com LWC Ashley do Igarapé foi 3º, respectivamente, em 57s53 e 58s75. A disputa distribuiu 230 mil reais em premiação.

“Eu sou um privilegiado em ter um time tão forte, que me dá todo o suporte na Europa, no Brasil, aonde eu estiver. Só tenho que agradecer a esse time. Eu não montava no Chantily desde o ano passado e ele está melhor do que antes. Com a qualidade dos meus cavalos, onde eu estiver, estou competitivo. Agradeço a toda minha equipe, família e aos proprietários do Chantily, Paulo e Bia Porto”, destacou Stephan, que está à frente de sua equipe Chevaux no Brasil.

“Eu sou só mais um dessa máquina que é a Chevaux. Hoje, para mim, é um dia mais que especial, porque foi o primeiro concurso perto do Artemus (vice-campeão), que está conosco na Chevaux em São Paulo, trazendo um equilíbrio e um respaldo técnico muito grandes. Talvez eu esteja mais feliz por ele do que por mim. Nossas vitórias são o resultado de muita gente trabalhando.”

Embora o principal objetivo de Stephan seja integrar o Time Brasil no Mundial 2026 — FEI World Championship Aachen, na Alemanha, entre 11 e 23 de agosto, o Odesur - Sul-americano, em setembro na Argentina, também está em seus planos. “Acho que o Odesur é um dos objetivos para a equipe brasileira. Eu sempre vou estar à disposição do Brasil, fazer o meu melhor onde estiver. Os Jogos Equestres Mundiais são antes, então é o meu principal objetivo. Tenho cavalos aqui no Brasil e na Europa, quero sim estar à disposição, se necessário, para o Brasil.”

As quatro primeiras etapas do Ranking Brasileiro Senior Top 2026 são válidas como seletiva para o Odesur 2026. O primeiro GP, a 1.50/1.60m, rolou neste domingo, 29/3, encerrando o JHSF Open 2026, com 230 mil reais em premiação.

GP JHSF Open

Campeão Stephan Barcha / Chantily JMen - FHBr - 0/0 - 0/56s87

Vice Arthemus de Almeida / Dubruc JMen (IA) - FPH - 0/0 - 0/57s53

3º Paulo de Miranda / LWC Ashley do Igarapé - FEP - 0/0 - 0/58s75

4º Caio Carvalho Filho / Cornet’s Lady JMen - FPrH - 4/0 - 4/59s60

5º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet Shot JMen - FPH - 4/0 - 4/59s63

6º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Tanagra JMen III - FPH - 1/4 - 5/63s50

Resultado completo

Agenda Ranking Senior Top e Seletivas Odesur 2026

1ª Etapa CSN JHSF SHP Open - Sociedade Hípica Paulista - 25 a 29/3

2ª Etapa CSI-W e CSN de Curitiba - Sociedade Hípica Paranaense - 22 a 26/4

3ª Etapa CSN 17ª Copa JK - Sociedade Hípica de Brasília - 7 a 10/5

4ª Etapa CSN Village Mall - Sociedade Hípica Brasileira - 3 a 7/6

5ª Etapa CSN 55ª Copa São Paulo - Sociedade Hípica Paulista - 11 a 14/6

6ª Etapa Campeonato Brasileiro Senior Top / Amador - Sociedade Hípica de Brasília - 8 a 12/7

7ª Etapa CSN 81º Aniversário Sociedade Hípica Paranaense - 5 a 9/8

8ª Etapa CSN e CSI-W 91º Aniversário Clube Hípico de Santo Amaro - 2 a 7/9

9ª Etapa CSN Agromen - Orlândia - 15 a 18/10

10ª Etapa CSI-W e CSN 88º Aniversário Sociedade Hípica Brasileira - 18 a 22/11

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados