SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Luis Ruas/CBH / Foto: Alberto Sinimbu, Júnior ((FEHGO)

São Paulo - A Copa da Juventude de Salto encerra neste final de semana (13 a 15), na Sociedade Hípica Paulista, a primeira fase das seletivas nacionais para o Campeonato Americano das categorias Mirim, Pré-júnior e Júnior a ser disputado em outubro na cidade chilena de Santiago. Estão confirmados 93 conjuntos de dez estados. Será a quarta e última etapa desta fase que teve concursos em Florianópolis, Natal e Brasília. 
 
A segunda fase, em julho, ficará restrita aos Campeonatos Brasileiros Mirim, em Florianópolis e Pré-júnior e Júnior, em Curitiba. Para os atletas da Young Riders, o Brasileiro, também em Curitiba, valerá como seletiva exclusiva para o Sul-americano. Entre os cavaleiros paulistas, estão confirmados os vencedores da Copa JK, terceira etapa disputada em maio, em Brasília. Pedro Egoroff (Anton) foi o campeão na Mirim e Rafael Moderno (RRM Calusko) dividiu o título da Júnior com Alberto Sinimbu (Sharapova), de Goiás (FEHGO). Laura Rait (LF Poderosa), do Rio Grande do Sul (FGEE), venceu na Pré-júnior. 
 
Os conjuntos precisam disputar pelo menos duas das quatro etapas iniciais, sendo que o Campeonato Brasileiro será obrigatório para as quatro categorias de base. "Após o concurso deste fim de semana teremos uma noção mais nítida sobre os classificados. As quatro seletivas irão nos mostrar pelo menos a base da equipe que irá ao Chile", pondera o diretor de Salto da CBH, Caio Sérgio de Carvalho, também técnico da Equipe Jovem de alta performance da entidade.
 
Após três etapas, sete atletas da categoria Mirim estão "zerados", ou sejam, não cometeram faltas nas seletivas anteriores: Filipe Rissi, Giovanna Freitas, João Marcos Corazza, Marcelo Gozzi, Pedro Egoroff e Rafaela Piovesa, da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Gabrielle Berger, da Federação Catarinense (FCH). Na Pré-júnior, Isabela Piovesan e Lucas Lima, ambos de São Paulo e Pedro Backheuser, do Rio (FEERJ) estão empatados, enquanto na Júnior, Pedro Carvalho, de Minas Gerais (FHMG) e o paulista Rafael Moderno estão zerados. 
 
"Os resultados estão muito bons e o equilíbrio observado nas seletivas anteriores mostra que os cavaleiros e amazonas estão evoluindo", considera Caio Carvalho, otimista em relação à atuação dos brasileiros no Chile. Em 2013, no mesmo campeonato, realizado em Rosário, na Argentina, o Brasil conquistou o título por Equipes nas quatro categorias. A Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) conta com o incentivo do Siconv (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte).
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados