SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Leandro Hernandez se preparou para a Haute Route por oito meses / Foto: Daniel Ferreiro

São Paulo – Leandro Hernandez, vice-presidente para América Latina da F-Secure – empresa finlandesa de segurança digital – que reside no Brasil há mais de 10 anos, já está de malas prontas para participar da Haute Route Alps 2015, prova ciclística que vai atravessar os Alpes franceses, a partir de Nice, na costa do Mediterrâneo, terminando em Genebra (Suíça), à margem do lago do Jardin Anglais. A prova, que acontece de 23 a 29 de agosto, inclui algumas das subidas mais emblemáticas e exigentes do esporte, como o Col de la Bonette e seus 2.715 metros de altura.

Leandro Hernandez conta que está se preparando há cerca de oito meses, com treinos semanais, além de uma alimentação adequada, mas agora entra em um período de descanso para poupar os músculos. No ano passado, o executivo participou da Haute Route Dolomites Swiss Alps, que tem um trajeto semelhante (Veneza/Itália a Genebra/Suíça) e que lhe deu a experiência necessária para enfrentar esses novos desafios de altitude, clima e topografia. "No ano passado, enfrentei todo tipo de terreno e clima: subidas impiedosas, autoestradas lotadas, chuva, sol e muito frio. Em alguns trechos do percurso chegamos a enfrentar 25 graus e -5 graus no mesmo dia", relembra.
 
Para ele, os momentos mais difíceis desse tipo de prova são aqueles em que os ciclistas têm que enfrentar um clima muito frio e com chuva. "No quarto dia da prova no ano passado estava zero grau e começou a chover, o que piora tudo, pois quando você está molhado não consegue recuperar o calor; você tem que decidir parar de tremer para conseguir segurar a bicicleta. A essa altura da prova muita gente desistiu. Alguns corredores chegaram a apresentar hipotermia e tiveram que ser atendidos nas ambulâncias que estavam por todo o trajeto", compartilhou.
 
Para se prevenir contra as baixas temperaturas, Leandro está se equipando com roupas adequadas, térmicas e impermeáveis, e uma quantidade maior de luvas e blusas. "Não podemos carregar uma mochila com roupas secas nas costas, pois atrapalha a corrida. Podemos usar apenas os bolsos da roupa para guardar algumas peças. Sendo assim, temos que escolher as roupas certas e vesti-las em camadas", ensina. 
 
Na sua opinião, uma das melhores lições que esse tipo de prova proporciona é ter confiança, não perder o foco e não deixar que as circunstâncias te desviem do seu objetivo. "Aprendemos que temos que ir em frente e buscar o resultado. Conheci na Haute Route muitos executivos da indústria automobilística, de bancos, advogados; muitos que, como eu, não são ciclistas profissionais, mas têm grandes responsabilidades e metas e gostam de se sentir desafiados", reflete.
 
Leandro pratica ciclismo já há mais de dez anos, inclusive é seu meio de transporte diário para o trabalho – ele vive e trabalha em São Paulo. De acordo com o executivo, o ciclismo é uma maneira de relaxar e administrar o stress do dia a dia: "Enquanto pedalo, consigo pensar livremente".


Veja Também: 

 

 
 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados