Conheça o ciclista que alcança 120km/h atrás de um caminhão

Evandro, a 120km/h / Foto: Reprodução / UOL

Rio de Janeiro - Ele já não é mais um ciclista profissional, mas vem chamando a atenção ainda pela prática do esporte. Mas, agora, de uma maneira pouco convencional. 

Evandro Portela, de 36 anos, alcança pedalando, sem capacete, a marca de 120km/h, graças ao vácuo gerado por um caminhão em uma rodovia do Paraná. 

O vídeo no qual o atleta aparece executando tal feito já tem milhares de visualizações e pode ser conferido neste link

"Faço os vídeos porque estou tentando bater um recorde, chegar a 180 km/h. Já estou acostumado a fazer, a estrada permite que eu faça isso", explica o ex-ciclista profissional, que competiu por 18 anos. 

O objetivo de Evandro é bastante incomum. A prática, entretanto, de pedalar no vácuo, é normal em competições de ciclismo, quando o atleta que encabeça o pelotão puxa de certa forma o grupo que, por sua vez, se aproveita do vácuo deixado pelo líder. 

"Minha ousadia [de se aproveitar do vácuo do caminhão] foi mais longe. A estrada é boa, uma rodovia pedagiada, e tem trechos específicos em que posso fazer isso. Não incentivo ninguém a repetir a experiência. Faz anos que tenho prática", enumera. 

A intenção do atleta é atingir visibilidade suficiente com seus vídeos, gravados com uma câmera GoPro acoplada à traseira do caminhão, para assim conseguir patrocínio para um grande evento. 

Evandro espera, assim, ter um recorde comprovado. Para isso pretende atrair, além dos patrocinadores, estrutura suficiente para tal (estrada fechada, helicóptero, filmagem profissional e bastante segurança). "Para fazer algo assim, preciso levantar mais ou menos R$ 1 milhão", afirma. 

O ciclista registra suas marcas, hoje, com um GPS anexado à sua bicicleta. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook