Tripulação feminina quer mais um título na Rolex Ilhabela Sailing Week

Time do Crystal em 2010 / Foto: Rolex / Carlo BorlenghiSão Paulo - A tripulação do veleiro Crystal está inscrita para a Rolex Ilhabela Sailing Week 2011 e na ficha da equipe apenas mulheres. Para fazer bonito na maior competição de vela oceânica da América Latina, as meninas comandadas por Andrea Rogick treinaram forte para o evento, que ocorre de 3 a 9 de julho no Yacht Club de Ilhabela.

Charme e simpatia não faltam à turma do Crystal. Invariavelmente, as tripulantes usam acessórios para realçar a beleza, o que chama a atenção do público predominantemente masculino. Mas, visual não ganha competição de vela, segundo Andrea Rogick. "Nosso barco é mais antigo (Velamar 32 pés), temos mais limitações, e às vezes, falta um pouquinho de força, principalmente quando aumenta o vento".

Em 2007, a tripulação venceu a Rolex Ilhabela Sailing Week na classe RGS-C e, para repetir a dose, a equipe 100% feminina aposta no entrosamento. "Nossa tripulação é muito consistente e sabe que o mais importante em uma prova desse tipo é o trabalho em equipe.

"O resultado vem do cumprimento das tarefas de cada tripulante como concentração, comprometimento e muita alegria, atributo fundamental para embarcar no Crystal. É uma competição de vários dias, e tudo isso é fundamental para harmonia entre as integrantes", disse Andrea Rogick.

Além da comandante, o Crystal conta com Sandra Villarinho de Goainia, Marina Dombroswsky, Isabela Malpighi e Elena Cortonanova. A tripulante feminina é Leticia Rogick, de 10 anos. "Incentivo meus sobrinhos a velejar, pois desenvolve uma série de atributos importantes para a vida, como a capacidade de planejamento e de execução de tarefas, o auto-controle e o relacionamento com as pessoas, além de aspectos de liderança de equipes", reforçou a comandante.

Sete anos de Rolex Ilhabela Sailing Week - As meninas competem em Ilhabela desde 2004 e, a cada ano, novas amigas de Andrea insistem em trocar a tranquilidade de uma semana de inverno pela adrenalina da vela no Crystal.

"A cada ano novas amigas se interessam em velejar conosco. E o Crystal vai ficando pequeno. Mas, há muito trabalho pela frente e às vezes algumas noites acabam sendo prejudicadas pela ansiedade em finalizar todas as etapas. Providenciar inscrições, seguro do barco, certificado, itens de segurança, uniformes, patrocinadores dentre outros compromissos. Mas é uma preocupação muito gostosa", explicou.

Para bancar todo o investimento nos barcos e nos acessórios, a equipe conta com três patrocinadores (Semp Toshiba, SP4, e Doox). "As velas e as peças do barco são muito caras. A verba do patrocínio é utilizada para substituição, quando necessário, dessas peças. Há outros custos como seguro do barco, pintura do fundo, marinheiro entre outras. O patrocínio nos ajuda muito e nos dá condições de velejar em melhores condições", finalizou.

Inscrições - São 150 vagas e o valor por tripulante é de R$ 400,00. O processo pode ser feito pela internet por meio do portal oficial do evento: www.risw.com.br.

O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook