Meninas do 470 assumem segunda colocação no evento-teste da vela para Olimpíada

As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram desempenho de campeãs no primeiro dia de disputas da classe 470 na raia olímpica de Weymouth / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram desempenho de campeãs no primeiro dia de disputas da classe 470 na raia olímpica de Weymouth. Com um terceiro e um quarto lugares, as brasileiras ocupam a vice-liderança da categoria no evento-teste. As regatas desta sexta-feira (5) foram disputadas com média de oito nós de vento na Inglaterra.

O foco da dupla feminina de 470 é continuar com esse aproveitamento até a medal race. "Estamos felizes com o resultado desta sexta. Tivemos alguns erros, mas dentro do contexto estamos bem, foi um bom começo pra gente. Os treinos com a dupla espanhola (Tara Pacheco e Berta Moro) foram proveitosos", contou a medalhista olímpica Fernanda Oliveira.

No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen ocupam a 14ª colocação após duas regatas. Os atletas acreditam que o intercâmbio com os melhores do mundo é importante para o desenvolvimento da dupla.

"O nosso objetivo no evento é nos situarmos quanto ao nível dos adversários e às inovações da classe. Como estamos longe do centro das mudanças, é muito importante nos atualizarmos quanto ao material e as regulagens que podem fazer o barco render ainda melhor", revelou Fábio Pillar.

Mais duas regatas estão programadas para o sábado (6) na classe.

Bruno Fontes Top 10 - Representante da classe Laser, Bruno Fontes se recuperou da primeira regata irregular (14º) e terminou a segunda prova em quarto. Na torcida por ventos fortes em Weymouth, o catarinense promete continuar com a mesma estratégia de largada nas regatas deste sábado.

"A agressividade no início influencia muito no resultado das provas. Isso ocorre em todas as condições climáticas. Mas, eu me sinto mais confortável com vento forte", revelou Bruno Fontes, que ocupa a oitava colocação no geral.

No feminino, Adriana Kostiw espera uma melhor sorte no sábado após terminar o dia em 32º (43º e 21º).

Bimba cai para sétimo - O bicampeão Pan-Americano Ricardo Winicki, o Bimba, ainda está entre os primeiros da classe RS:X, mas saiu do terceiro e foi parar em sétimo. Apesar da queda, o velejador confia em disputar a medal race. Já Patrícia Freitas subiu várias posições e ocupa a oitava na classificação geral.

Estreias das classes Finn e Star - Mais dois barcos brasileiros começam a brigar por medalhas no simulado olímpico. Na classe Finn, Jorge Zarif medirá forças com os melhores do mundo na raia de Weymouth. Um dos nomes é o britânico Ben Aisle, apontado como o grande favorito ao ouro olímpico.

"Minha expectativa é muito boa, um resultado ideal pra mim é ficar entre os 10 primeiros pensando hoje nas olimpíadas", disse o velejador.

Outra estreia é da dupla líder do ranking mundial de Star e favorita ao título, Robert Scheidt e Bruno Prada. Os medalhistas olímpicos venceram sete dos nove eventos internacionais que disputaram em 2011.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook