Rei e Rainha do Mar acontece neste domingo

Poliana Okimoto está confirmada em Ubatuba / Foto: Divulgação

Ubatuba - A praia de Perequê-Açu, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, vai receber cerca de dois mil atletas que vão participar do Circuito Rei e Rainha do Mar, que acontece neste domingo, dia 1 de maio.
 
Entre os competidores, estão os nadadores Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Leonardo de Deus, todos classificados para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os atletas já estão em Ubatuba e participam do evento amanhã ao lado de outros atletas de elite. A participação do trio, que vai nadar a prova Challenge (4km), deixa a etapa ubatubense ainda mais especial.
 
Considerado o maior festival de esportes de praia do Brasil, o Rei e Rainha do Mar conta ainda com outras provas além da Challenge. E o grande barato é a mistura de atletas profissionais e amadores. Na natação no mar, os inscritos também vão nadar a Sprint (1km) e a Classic (2km). Os fãs de corrida terão como desafio a Beach Run, com seu percurso de 4km de corrida na areia, e a sempre desafiadora Beach Biathlon, que reúne 1km de natação no mar com 2km de corrida. Já os praticantes de stand up paddle poderão competir em três categorias: 2km, 4km e 8km. A criançada também poderá se divertir e competir no evento, com a Beach Run Kids – com percursos de 100m a 800m – e com o Beach Biathlon Kids – 50 a 200m de natação + 100 a 800m de corrida -, de acordo com a faixa etária.
 
Além das estrelas olímpicas Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Leonardo de Deus, o Circuito Rei e Rainha do Mar terá outras feras da natação na etapa de Ubatuba. Confira abaixo o perfil de todos nadadores: 
 
Ana Marcela Cunha – 24 anos – Salvador, Bahia, Brasil - O principal objetivo de Ana Marcela em 2015 foi mais do que alcançado. A atleta carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio, além de ter conquistado 11 pódios internacionais consecutivos e ainda trazer a única medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Kazan, na prova dos 25km. Em dezembro do ano passado, em uma noite de gala no Rio de Janeiro, todos os seus esforços foram reconhecidas pelo o Comitê Olímpico Brasileiro – COB – que a declarou como a melhor atleta do ano de 2015.
 
Entre as principais conquistas da atleta, estão dois títulos mundiais, conquistados em 2011, na China, e em 2015, na Rússia. Ana Marcela Cunha é uma das principais apostas de medalhas do Brasil  nos Jogos Olímpicos.
 
Poliana Okimoto  – 32 anos – São Paulo, SP, Brasil - Depois que trocou a piscina pelas águas abertas, Poliana viveu a melhor fase de sua carreira. Após desistir da prova olímpica em Londres devido à hipotermia, deu a volta por cima e se tornou referência nacional na maratona aquática ao conquistar três medalhas no Mundial do ano seguinte, em Barcelona. Em 2015, venceu a prova Challenge da segunda etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro, em setembro. Poliana é campeã mundial dos 10km em Barcelona-2013, quando levou também a medalha de prata nos 5km e o bronze por equipes. No Mundial de Roma-2009, conquistou o bronze nos 5km, além das medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, e 2011, em Guadalajara. Nas Olimpíadas de Pequim 2008, Poliana ficou em 7º lugar na maratona. Em 2009, conquistou o título da Copa do Mundo ao vencer 9 das 11 etapas disputadas, tornando-se a primeira brasileira campeã da modalidade. No Mundial de 2015, em Kazan, conquistou a vaga olímpica dos 10km ao lado de Ana Marcela Cunha.
 
Leonardo de Deus – 25 anos – Campo Grande, Mato Grosso do Sul - Nadador eclético, o atleta do Corinthians já está garantido nos 200m borboleta e nos 200m costas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Membro da seleção aquática brasileira, Leonardo conquistou a medalha de prata nos 200m borboleta no Campeonato Pan-Pacífico de Natação de 2014, em Gold Coast, na Austrália. Possui cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos: duas medalhas de ouro nos 200m borboleta (Guadalajara-2011 e Toronto-2015); uma medalha de prata no revezamento 4x200m livre (Guadalajara-2011); e duas medalhas de bronze: nos 200m costas e nos 400m livres, em Toronto-2015. Em Jogos Sul-Americanos, possui quatro medalhas de ouro: duas nos 200m costas e duas nos 200m borboleta, conquistadas em Medellín-2010 e em Santiago-2014.
 
Victor Hugo Ribeiro Colonese – 24 anos – Salvador, Bahia - Nadador especialista em maratonas aquáticas, Victor venceu duas etapas do Rei e Rainha do Mar no ano passado, na categoria Challenge: em setembro, subiu no lugar mais alto do pódio na etapa de Copacabana e depois voltou a ganhar a prova em Florianópolis. Em 2011, foi integrante da delegação brasileira que disputou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China. Em 2015, terminou na 9ª colocação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia.
 
Samuel de Bona – 25 anos – Porto Alegre, Rio Grande do Sul - O gaúcho treina no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, e ganhou a medalha de bronze na prova de 5km por equipes, ao lado de Poliana Okimoto e Allan do Carmo, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2013, em Barcelona, na Espanha. No ano passado, foi o 14º lugar na prova de 5km no Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia. No Circuito Rei e Rainha do Mar de 2015, foi o terceiro colocado na prova Challenge em Florianópolis. Em 2013, ao lado de Poliana Okimoto, sagrou-se campeão do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar.
 
Catarina Ganzelli – 23 anos – Campinas, São Paulo - A paulista já obteve resultados expressivos em etapas do Rei e Rainha do Mar: no ano passado, foi terceiro lugar na Challenge da segunda etapa, nas praias do Leme e Copacabana; em Florianópolis, chegou na segunda colocação na mesma prova; na etapa de Fortaleza, voltou ao pódio da prova, com mais uma terceira colocação. É nadadora da Unisanta (Universidade Santa Cecília).
 
Betina Lorscheitter – 25 anos – Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Atleta da Grêmio Náutico União, a gaúcha já é famosa por suas vitórias nas etapas do Rei e Rainha do Mar. No ano passado, conquistou a tríplice coroa no mar de Copacabana, ao vencer as provas Sprint, Classic e Challenge da primeira etapa do Circuito. Em Florianópolis também subiu no lugar mais alto do pódio na prova Challenge; em Fortaleza, chegou na segunda colocação, atrás da italiana Rachele Bruni. Em 2015, Betina ficou na 4ª colocação na 6ª etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, fazendo seu melhor tempo na história da competição (2h06min20s). 
 
Maria Alejandra Bramont – 17 anos - Peru - Atleta do Club Surco, a jovem peruana vem chamando a atenção com seus bons resultados em competições de maratonas aquáticas na América do Sul. Fez parte da delegação peruana que disputou o Sul-Americano de Águas Abertas no Paraguai, em março deste ano, chegando na sétima colocação na prova dos 10 km e em 4º lugar na prova de 3km por equipes, ao lado de Piero Canduelas e Rodrigo Ramirez. No ano passado, foi medalha de ouro na XI Copa Pacifico de Salinas, no Equador, na prova de 3 km da categoria 14 a 16 anos.
 
Piero Canduelas – 18 anos - Peru - Atleta do Club Surco, Piero vem se destacando em competições em águas abertas de 5km e 10km. Em janeiro deste ano, conseguiu garantir sua vaga no Sul-Americano de Águas Abertas no Paraguai ao terminar a Seletiva em segundo lugar. Em março, no Sul-Americano, conseguiu ficar em sétimo lugar nas provas de 5km e 10km, e alcançou o 4º lugar na disputa da prova de 3km por equipes, ao lado de Maria Alejandra Bramont e Rodrigo Ramirez. No ano passado, na XI Copa Pacificio de Salinas, no Equador, Piero conquistou a medalha de prata nos 5 km da categoria 17/18 anos.
 
Pilar Geijo – 31 anos – Buenos Aires, Argentina - Especialista em maratonas aquáticas de grande distância, Pilar conquistou as maiores competições de maratonas aquáticas ao redor do mundo: em 2010, venceu a Travessia Internacional do Lago Memphremagog, na América do Norte (34km); em 2011, venceu a Maratona do Golfo Capri Napoli (36km), na Itália; ganhou também a corrida mais longa do mundo, o Grand Prix da FINA Hernandarias-Parana (88km). Foi a campeã do circuito Grand Prix da FINA em Águas Abertas – com competições entre 15km e 26km - em 2010, 2011, 2014 e 2015.
 
Florencia Mazzei – 23 anos – Mendoza, Argentina - Nadadora argentina especialista em maratonas de 5km e 10km, Florencia participou do Campeonato Mundial de Águas Abertas de 2013, em Barcelona, na Espanha, ficando em 26º lugar nos 5km e 27º nos 10km. Após se recuperar de uma lesão que a afastou das competições por um ano, Mazzei já conseguiu se classificar para o Sul-Americano de Águas Abertas deste ano, que será disputado em Assunção, no Paraguai. Em 2014, participou do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar ao lado do conterrâneo Guillermo Bertola, terminando na 6ª colocação geral.
 
Mudança de praia - A etapa de Ubatuba do Circuito Rei e Rainha do Mar não será mais realizada na Praia da Enseada, conforme anunciado anteriormente. O evento agora vai acontecer na Praia Perequê-Açu. O motivo da mudança, por parte da organização, foram o clima e as previsões do mar para os próximos dias. A ressaca que atingiu o litoral sudeste do país, deixando algumas praias, como a da Enseada, com o mar bastante agitado e com pouca areia para montagem da estrutura do evento.
 
Serviço:
Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar 2016 
Etapa São Paulo
Data: 1º de Maio de 2016 
Local: Praia da Enseada – Ubatuba (SP) 
Informações e inscrições: www.reierainhadomar.com.br
 
Programação: 
 
7h: Largada da Beach Run
8h: Largada do Beach Biathlon
8h30: Largada da Sprint
9h: Largada da Classic
9h30: Largada da Beach Run Kids
10h: Largada da Challenge e do Beach Biathlon Kids
12h: Largada das competições de Stand up Paddle
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook