Alterado formato dos Sul-Americanos de Rugby XV e Sevens a partir de 2012

Seleção Brasileira terá adversários fortes no Sul-Americano de 2012 / Foto: Sylvia DiezSão Paulo - A Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR) anunciou nesta quarta-feira mudanças no formato do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV. A partir de 2012, o CONSUR "A", conhecido como o grupo de elite da região sulamericana, adotará um sistema com jogos de todos contra todos. Isso significa que, em 2012, a seleção brasileira masculina adulta jogará contra Argentina, Uruguai e Chile.

Até o ano passado esse campeonato funcionava da seguinte forma: a Argentina (que atualmente ocupa a 8ª colocação do ranking mundial) disputava um torneio separado do Campeonato CONSUR "A", formado pelas melhores seleções nacionais da América do Sul entre a 2ª e 5ª colocações, cabendo aos demais países da região disputar o CONSUR "B". Historicamente, Uruguai e Chile disputavam com a Argentina um torneio adicional e independente do CONSUR "A".

Com a mudança, a Argentina passará a jogar toda competição do CONSUR "A", na forma "todos x todos". Em 2012, jogarão o CONSUR "A" as quatro melhores seleções da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile e Brasil), sendo certo que Perú, Colômbia, Venezuela e Paraguai participarão do CONSUR "B". No segundo semestre de 2012, o último colocado do CONSUR "A" e o primeiro colocado do CONSUR "B" farão uma partida de repescagem, para decidir se haverá ascenso e descenso entre tais equipes visando as competições no ano seguinte.

Mudanças no juvenil - Na categoria M19 (juvenil), os países que disputarão os torneios CONSUR "A" e "B" serão conhecidos no Campeonato Sul-Americano que será jogado em Assunção, no Paraguai, no mês de setembro. A equipe que classificar-se em 5º lugar disputará o CONSUR "B" a partir de 2012, e o processo de repescagem nessa categoria ocorrerá a cada dois anos.

Considerando o retrospecto dos anos anteriores, Brasil e Paraguai disputarão a última vaga para permanecer no CONSUR "A". Quem se classificar em último lugar enfrentará Peru, Colômbia e Venezuela no CONSUR "B" em 2012 e 2013.

Adicionalmente, a CONSUR implementará um torneio para países em desenvolvimento, denominado CONSUR "C", formado por Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá e possivelmente Nicarágua. Essa competição envolverá somente a categoria masculino adulto. Não haverá processo de repescagem entre os torneios CONSUR "B" e "C".

Em relação ao CONSUR SEVENS 2012, fica confirmada a participação das Seleções Adultas Masculina e Feminina de Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Paraguai, Peru, Venezuela e Colombia. Será enviado convite de participação para Costa Rica e Equador, que deverão arcar com seus custos de viagem. Os demais países reconhecidos pelo IRB, a saber, Guatemala, El Salvador, Cuba, Panamá, Nicaragua e Bolivia também serão convidados a participar do CONSUR SEVENS, mas deverão arcar com seus custos de viagem, hospedagem e alimentação).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook