Carnaval brasileiro encanta o público mas fica fora do pódio

Equipe Livre do Brasil no Pan 2015  / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Toronto - Carnaval como o brasileiro ninguém faz. A nova Rotina Livre da Equipe sincronizado, que tinha a maior festa popular brasileira como tema, foi muito aplaudida pelo público que lotou as arquibancadas do Aquatic Center de Toronto inclusive pela homenagem feito ao Canadá exibindo sua folha símbolo na entrada. 
 
Com alto grau de dificuldade, e apresentando elementos facilmente reconhecidos como o Cristo Redentor feito por uma das gêmeas Feres e já feito por Lara Teixeira no dueto dos dos Jogos do Rio/2007, o time brasileiro marcou 82,9000 pontos e com a soma com a Rotina Técnica, deu quinta-feira passada, totalizou 163,7605 pontos. Mas não foi o suficiente para convencer a banca de juízes para tirar os EUA do pódio, bronze com 166,0351. Assim como no dueto, o Brasil terminou em 4º lugar. Desde 1999, o Brasil não deixava de trazer alguma medalha na bagagem.
 
"Gostamos do que fizemos aqui. Sabíamos que seria difícil recuperar a desvantagem frente às americanas, mas competimos com garra e apresentamos uma coreografia muito mais difícil e artística do que a delas. Mas o que importa é que queremos fazer história no nado e abrir caminho para as próximas gerações", disse Branca Feres. 
 
O time vencedor foi o do anfitrião Canadá, com 178,1094 pontos. O México voltou a se apresentar bem com uma coreografia bem humorada que fazia homenagens a palhaços, como os ídolos do país, Cantinflas e Chaves, garantindo a prata. O Brasil foi o sétimo dos oito países a se exibir, logo atrás do Canadá (quinto) e México (sexto). O maior adversário pelo bronze do Pan, os EUA, encerraram a competição. A quinta posição ficou com a Argentina, 155,3198.
 
"Estou muito feliz e encantada em ter competido aqui. E isto me dá mais bagagem pro Mundial de Kazan. Nossa coreografia tem muitos elementos difíceis, com alto grau de dificuldade e que requer mais tempo e entrosamento. E isto, nosso grupo tem, dentro e fora da piscina, uma torcendo pelas outras. Foi muito legal vir ao Pan e agora é melhorar ainda mais nossa performance. A Julie, nossa treinadora canadense, não gosta de coisas óbvias, prefere inova. Achei a rotina dos EUA muito "old fashioned", toda formal, sem novidades. Mas o nome pesa", resumiu Sabrine Lowe que fez sua estreia, depois de ter ficado na reserva na Rotina Técnica. Hoje, ela trocou de lugar pela caçula do grupo, Maria Clara Coutinho. Completam a equipe: Lara Teixeira, Branca Feres, Beatriz Feres, Duda Miccuci, Luisa Borges, Lorena Molinos e Maria Bruno.
 
Classificação:
 
Ouro = Canadá - 178,1094  
Prata = México - 172,5073  
Bronze = EUA - 166,0351  
4º Brasil - 163,7605. 
 
O Nado Sincronizado brasileiro nos Jogos Pan-Americanos
 
1963 - bronze por equipes
1999 - bronze no dueto (gêmeas Carolina e Isabela de Moraes)
2003 - bronze no dueto (gêmeas Carolina e Isabela de Moraes) e por equipes
2007 - bronze no dueto (Lara Teixeira e Caroline Hildebrandt) e por equipes
2011 - bronze no dueto (Lara Teixeira e Nayara Figueira) e por equipes
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook