Ventos rondados marcam primeiro dia de disputa do Sul-Americano Transpetro de Star em Angra

Arcellio e Antonio Moreira comemoram vitória na única regata do dia / Foto: Fred HoffmannAngra dos Reis - O Campeonato Sul-Americano Transpetro da Classe Star 2012, começou nesta quinta-feira (22) com a cerimônia de abertura pela manhã e a realização de uma das duas regatas previstas para o dia, à tarde. A competição prossegue até domingo (25) na Marina Verolme, em Angra dos Reis.

Na primeira e única prova do torneio até agora, a dupla Arcellio e Antonio Moreira, pai e filho, que representam o Clube Naval Charitas, de Niterói, surpreendeu e venceu a regata para dormir na liderança do campeonato. Os paulistas Marcelo Fuchs e Ronald Seifert chegaram em segundo, resultado bastante comemorado pela dupla.

"Hoje foi um dia difícil e tudo podia acontecer. No último popa, o vento rondou 180 graus e chegamos no contravento. Foi bom conseguir manter a ponta e começar bem", declarou Fuchs, que recentemente ficou em 3º lugar no Mundial Máster da classe Laser em São Francisco, EUA. Em terceiro ficou o veterano campeão da Vela brasileira, Gastão Brun e seu proeiro Gustavo Kunze.

A regata, marcada para as 13:30h só teve uma largada válida às 14:25, após duas chamadas gerais, quando muitos barcos queimam a largada, e um adiamento devido a uma rondada do vento. Com ventos fracos do quadrante leste, de 6 a 8 nós (aproximadamente 15 km/h), a raia se mostrou difícil e permitiu algumas reviravoltas ao longo da disputa. No princípio da quarta e última perna da prova, o vento rondou 180 graus e veio da direção oposta, sudoeste, deixando tudo ainda mais confuso. "Foi como velejar no lago Paranoá. Angra dos Reis é Brasília", brincou o proeiro Alexandre Freitas, dupla do também brasiliense Admar Gonzaga, oitavos colocados na regata.

Abertura - A cerimônia de abertura do Campeonato Sul-Americano Transpetro da Classe Star 2012 foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), na Marina Verolme, com a presença de representantes da Feverj, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), representantes da Prefeitura de Angra dos Reis e da Transpetro, entre outros. A banda de música da Marinha do Brasil tocou ao vivo o hino nacional para o hasteamento das bandeiras no pátio da Marina Verolme.

"Para nós é sempre um prazer receber os velejadores. A BR Marinas e a Verolme sabem que a Vela, além de charmosa, reúne esportistas náuticos do mais alto nível. Sempre estamos de portas abertas para as regatas e a prova disso é que é a segunda vez que fazemos o Sul-Americano de Star aqui", falou Klaus "Cacau" Peters, Diretor de Novos Negócios da BR Marinas, a controladora da Marina Verolme, a maior da América Latina.

A competição, que reúne cerca de trinta velejadores, é promovida pela Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj), Iate Clube do Rio de Janeiro e Iscyra - International Star Class Yacht Racing Association. Para amanhã estão previstas mais duas regatas a partir das 11h da manhã. A Vela é a modalidade com mais medalhas olímpicas no país, dezeseis ao todo. A classe Star é a que deu o maior número de medalhas para o Brasil, cinco no total.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook