Fora do US Open, Melo volta ao Brasil e foca na Copa Davis

Ao lado de Kubot, ele perdeu nesta sexta-feira (1) para os franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin / Foto: Gerry Weber Open_Ket

São Paulo - O US Open terminou nesta sexta-feira (1) para o mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot. Em partida válida pela segunda rodada do Grand Slam, em Nova Iorque (EUA), a dupla cabeça de chave 2 foi derrotada pelos franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7-2), em 1h26min.
 
Melo e Kubot não conseguiram repetir as suas boas atuações desta temporada para seguir no torneio, parando na parceira francesa campeã de Roland Garros em 2014 e vice campeã em Wimbledon no ano passado.
 
Melo retorna já nesta sexta-feira à noite para o Brasil, onde treina até o embarque para o Japão. De 15 a 17 deste mês, ele representará o País na Copa Davis, na cidade de Osaka, em busca de um lugar no Grupo Mundial em 2018, formando dupla com Bruno Soares. Na sequência, em outubro, Melo e Kubot disputam dois torneios na China, em Beijing e Shangai, a partir do dia 2.
 
Após a participação no US Open, Melo deverá subir uma posição no ranking mundial individual de duplas, passando a ocupar o terceiro lugar, com Kubot caindo para quarto. Juntos eles lideram o ATP Doubles Team Race to London, já classificados para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias do ano, em novembro, em Londres, na Inglaterra.
 
"Agora é seguir treinando, com foco na Davis. Nessa segunda rodada do US Open, enfrentamos dois jogadores de alto nível, que jogam muito bem juntos, já tiveram excelentes resultados e acabaram sendo melhores. Tivemos uma chance de voltar ao jogo no segundo set, que não conseguimos aproveitar. Em dupla de alto nível, uma pequena oportunidade pode custar a partida e foi o que ocorreu. Acho que poderíamos ter ido bem em um terceiro set, mas infelizmente não deu", afirmou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.
 
O jogo - Os franceses começaram melhor, com uma quebra logo no terceiro game do primeiro set. Melo e Kubot tiveram chances de equilibrar o jogo, mas não aproveitaram, e Benneteau e Vasselin, com novo break, fecharam a série em 6/3.
 
No segundo set, mais uma vez o domínio no início foi da dupla francesa, que abriu 3/0. Mas, aí, Melo e Kubot foram em busca da reação, com duas quebras, no sétimo e no 11º games, passando à frente, com 6/5, e dando a impressão de que levariam para a terceira série. Só que quando serviram para fechar o set, deixaram escapar a oportunidade e a definição foi para o tie break. Sem sacar bem, a dupla permitiu, novamente, que Benneteau e Vasselin dominassem a partida, marcando 7-2 para vencer e avançar no torneio.
 
Na temporada, cinco títulos e 40 vitórias – O mineiro Marcelo Melo, 33 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 35 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.
 
Em 2017, a dupla Melo e Kubot venceu 40 jogos, com apenas 13 derrotas. Entre essas vitórias está a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.
 
Das 27 conquistas de Marcelo na carreira, recordista brasileiro em títulos, cinco foram nesta temporada. O primeiro em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Agora, tem dois Grand Slam - Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 -, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).
 
Este ano, Melo e Kubot comemoraram os títulos de dois Masters 1000 - Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama), o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama), e na grama de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra.  Foram, assim, campeões em três diferentes pisos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook