SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1984, Bob Moore, desenhista da Disney, criou uma águia patriota para ser a mascote / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Para os Jogos de Moscou, em 1980, os soviéticos se esmeraram. Criado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizhiko, o ursinho ganhou nome e sobrenome: Mikhail Potapych Toptygin. Misha, que é o apelido de Mikhail entre os russos, usa um cinto com as cores e o desenho dos anéis olímpicos. O urso fez tanto sucesso que acabou protagonizando um desenho animado.

O ano de 1980 também marcou o surgimento da primeira mascote dos Jogos Paraolímpicos. Na época, a sede olímpica e paraolímpica não era a mesma. Assim, a competição paraolímpica foi disputada na cidade de Arnhem, na Holanda, e uma empresa holandesa criou um par de esquilos para serem os personagens dos Jogos.
 
Em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1984, Bob Moore, desenhista da Disney, criou uma águia patriota para ser a mascote. Animal símbolo dos Estados Unidos, a águia ganhou uma cartola com as cores da bandeira norte-americana e foi batizada de Sam, não por coincidência o mesmo nome do Tio Sam.
 
Os Jogos Paraolímpicos de 1984 foram disputados em Nova Iorque, também nos Estados Unidos, e tiveram como mascote um leão com roupa e tênis de corrida. O nome do personagem, Dan D. Lion, foi escolhido por estudantes de uma instituição de educação para pessoas com necessidades especiais. 
 
Os sul-coreanos também escolheram um animal típico do país para ser a mascote dos Jogos de Seul, em 1988. O tigre Hodori usa o símbolo das Olimpíadas no pescoço e um chapéu tradicional utilizado por camponeses da Coreia do Sul. Hodori ganhou até uma companheira, a tigresa Hosuni, mas que não fez o mesmo sucesso e acabou esquecida.
 
Além dos Jogos Olímpicos, Seul sediou os Jogos Paraolímpicos de 1988. A mascote do evento foi uma dupla de ursinhos que ganhou o nome de Gomdoori. Os dois andam com as pernas unidas por uma fita colorida, simbolizando a capacidade de superação por meio da cooperação.
 
 

Veja Também: 

{module [791]} 

 
 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados