SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Adrian Jaoude / Foto: Divulgação

Brasília - Entre os dias 2 e 11 de outubro, atletas brasileiros disputarão, na Coreia, a sexta edição dos Jogos Mundiais Militares.
 

Para o futebol, o evento começa na quarta-feira (30.09), antes mesmo da cerimônia de abertura. Em uma conversa on line, com internautas e blogueiros, promovida pelo Ministério da Defesa na última quinta (24), o chefe da delegação brasileira, brigadeiro Carlos Augusto Amaral, disse esperar que o país termine entre os cinco melhores do quadro geral de medalhas.

“Começamos o jogo. Temos boas perspectivas na Coreia. Apesar dos adversários serem bem fortes, e temos que respeitá-los por isso, prevemos ficar entre as cinco nações no ranking de medalhas. Para isso estamos prontos”, destacou durante a conversa, ao lado dos atletas militares Adrian Jaoude (luta olímpica – Marinha), Valeska dos Santos (vôlei – Exército) e Fábio Emílio (tiro com arco – Aeronáutica).
 
A competição reunirá atletas para provas de 24 modalidades e será realizada em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon. No bate-papo transmitido pela internet, o brigadeiro e os atletas explicaram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e destacaram a estrutura dos centros de treinamento das Forças Armadas.
 
Diretor do Departamento do Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, o brigadeiro Amaral contou que, a partir da candidatura do Brasil para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o MD passou a incrementar o programa para contratar atletas militares. Assim, foram lançados editais e os candidatos começaram a ser selecionados a partir dos currículos. Depois dessa etapa, com análises dos índices de desempenho esportivo e exames médicos, os atletas foram incorporados às respectivas Forças, com direito a pagamento e assistência médica, esportiva e nutricional.
 
“Treinamos naquilo que há de mais moderno na Urca (bairro carioca onde se concentra o Centro de Educação Física do Exército). Lá temos quadra, pista de atletismo, tudo muito completo”, contou a sargento Valeska, central da equipe brasileira de vôlei. “Temos um centro com equipamentos modernos e as melhores condições de treinamento”, resumiu Fábio, sargento da Aeronáutica.
 
Depois do hangout, o brigadeiro Amaral disse ainda que, no início de 2016, o Ministério da Defesa lançará novos editais para a contratação de atletas militares. Serão realizadas substituições pontuais daqueles que estão com o prazo de serviço de oito anos em conclusão. O oficial general comentou ainda sobre uma possível formação de uma equipe militar de rúgbi. Esses atletas devem ser incorporados à Marinha e disputarão medalhas nos 7º Jogos Mundiais Militares, em 2019, na China, e nos Jogos Olímpicos de 2020.
 
Veja Também: 

 

 
 

 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados