Acusado de plágio no logo de Tóquio 2020 sofre nova denúncia
Rio de Janeiro - Kenjiro Sano, responsável pela criação do logotipo dos Jogos de Tóquio 2020, está enfrentando uma nova acusação de plágio. Não bastasse a chuva de críticas após a divulgação do logo dos Jogos, o japonês renunciou, nesta sexta-feira, à autoria de uma campanha publicitária para uma marca de cerveja.
"Surgiram na internet comentários que podem indiciar problemas de direitos de autor com algumas imagens", informa o comnicado da MR Design, empresa de Kenjiro, pedindo ainda que a marca de cerveja se abstenha de utilizar oito das 30 imagens produzidas por ele.
Segundo recomendações da empresa, o assunto precisa ser investigado, por isso a retirada das imagens da campanha.
A decisão chamou a atenção, pois vem logo após a empresa ter sido acusada de plágio no logotipo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no início de agosto. Olivier Debia, designer belga, está processando o Comitê Olímpico Internacional (COI) para impedir a utilização do desenho que, segundo ele, é plágio de obra sua.
A arte em questão seria a do Teatro de Liége, na Bélgica. "O desenho nasceu da minha imaginação, é uma obra minha", afirmou Kenjiro, completando que as acusações são "tristes e infelizes".