Ciclistas Shimano são favoritos no Campeonato Brasileiro de MTB

Marca japonesa estará representada por 19 atletas do Shimano Sports Team na competição deste fim de semana, em Juiz de Fora (MG) / Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Juiz de Fora - Principal prova do mountain bike brasileiro, o Campeonato Nacional de MTB será realizado neste fim de semana, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. E a Shimano, líder mundial no mercado de componentes para a prática do ciclismo, estará representada por 19 atletas de oito equipes.
 
Entre os destaques do Shimano Sports Team estão: o tricampeão brasileiro Ricardo Pscheidt, Luiz Cocuzzi, Daniel Grossi e Sherman Trezza, todos na elite masculina, Raiza Goulão e Isabella Lacerda, ambas na elite feminina, e Mario Couto, Luiz Renato Borges e Lucas Sírio, favoritos na júnior. Karen Olimpio, na sub-23, e Bruna Elias, na juvenil, também têm o favoritismo em suas categorias, assim como José Gabriel Marques e Érick Bruske, na sub-23.
 
As oito equipes apoiadas pela Shimano são: Isapa/Oggi/Shimano, com Mario Antonio Veríssimo, Kennedi Lago, Karen Olimpio e Luiz Renato Borges; Specialized Racing BR, com Raiza Goulão, Érick Bruske, Lucas Sírio e Bruna Elias; LM/Sense de MTB, composta por Isabella Lacerda, Guilherme Muller e Mario Couto; Groove/Shimano, com Daniel Grossi e Guilherme Saad; Audax/Shimano, com Sofia Subtil e José Gabriel Marques; Caloi Elite Team, de Sherman Trezza e Wolfgang Soares; e por fim a Trek/Shimano, com Ricardo Pscheidt, e a Lar/Scott/Shimano, com Luiz Cocuzzi.
 
Para um dos integrantes do Shimano Sports Team, a competição terá um gosto especial. Natural de Juiz de Fora, Daniel Grossi conhece a trilha do Brasileiro como poucos. Assim, Grossi terá este e outros fatores como diferenciais na busca por um lugar no pódio. "Competir em casa me traz uma motivação a mais, por contar com os amigos que estarão nas trilhas gritando meu nome e me dando incentivo. Juiz de Fora é uma cidade que respira o mountain bike e ser representante local na elite do Campeonato Nacional é muito gratificante", destaca Grossi.
 
"Espero usar a força da torcida como uma motivação extra e fazer meu máximo para obter um resultado excelente em casa. O circuito é bem bacana, conta com subidas duras e descidas técnicas. Treinei bastante na pista e acredito estar preparado para esse desafio. Sei do alto nível dos meus concorrentes, mas espero fazer um bom resultado", complementa o ciclista da Groove/Shimano, que venceu a abertura do Mineiro de MTB, há duas semanas, no mesmo local.
 
Campeões brasileiros - Entre os 19 atletas Shimano, cinco deles detêm o título de atual campeão brasileiro, porém apenas dois competem pela manutenção da camisa, Raiza Goulão e Bruna Elias, na elite e na juvenil, respectivamente. Já Sofia Subtil e Luiz Cocuzzi, campeões na sub-23 em 2015, e Érick Bruske, bicampeão júnior, subiram de categoria na atual temporada. Entre eles, Raiza Goulão é quem vive o momento mais especial na carreira, após confirmar sua vaga para representar o Brasil na Rio 2016, no dia 20 de agosto, data da disputa feminina no cross country olímpico (XCO).
 
"Estou muito feliz com essa fase e com meu desempenho, que vem melhorando cada dia mais. Só tenho a agradecer à todos que estão me apoiando, torcendo e vamos firme e forte rumo ao Rio de Janeiro", conta Raiza, que esteve nos últimos dois meses na Europa, onde competiu cinco provas no período, entre elas três etapas da Copa do Mundo UCI de MTB e o Campeonato Mundial de Mountain Bike. "Será meu penúltimo desafio antes da Olimpíada, restando apenas a Copa do Mundo do Canadá, em 7 de agosto, como prova final antes dos Jogos. Estou confiante e espero brigar pelo título aqui em Juiz de Fora", completa Raiza, que assim como os demais companheiros de Shimano Sports Team terá sua bike equipada com os componentes XTR Di2 de troca de marchas eletrônicas.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook