Brasil inicia Pan-Americano de Mountain Bike com prata

Resultado pode ajudar à trazer mais vagas para o País nos Jogos Olímpicos do Rio/2016 / Foto: CBC/Divulgação

Argentina - Os ciclistas brasileiros pedalaram muito bem na abertura do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2016, que está sendo disputado na província de Catamarca, na Argentina, e faturou sua primeira medalha na competição continental.
 
Nesta quinta-feira (31), o time formado por José Gabriel, Lucas Sirio, Raiza Goulão e Ricardo Pschiedt ficou com a medalha de prata no Team Relay, prova por equipes que possuem quatro integrantes por nação. O ouro ficou com a seleção colombiana e o bronze com a Argentina. 
 
O Team Relay é uma das provas mais dinâmicas do programa e justamente por isso abre a série de competições no primeiro dia do torneio. José Gabriel (categoria Sub-23) foi o primeiro brasileiro a entrar na pista, se saiu muito bem diante dos melhores atletas do continente, deixando o posto de quinto colocado para Lucas Sirio (Junior), que terminou a segunda volta do percurso em quarto lugar. Os atletas da Elite finalizaram com Raiza Goulão mostrando que está em ótima forma e conseguindo colocar o Brasil mais próximo do pódio, na terceira colocação. Ricardo Pschiedt foi o último a largar e manteve o bom ritmo de Raiza, cruzando a linha de chegada em terceiro lugar. O time argentino, que havia ficado com a segunda colocação, recebeu uma punição e com isso o Brasil subiu uma posição no pódio, comemorando muito a prata entre as equipes. 
 
"Foi uma prova muito disputada, com um trajeto difícil e um nível super elevado entre os participantes, então todos estão de parabéns pela conquista. O resultado foi muito importante pois pode ajudar à trazer mais vagas para o Brasil no MTB dos Jogos Olímpicos do Rio2016. Esperamos que o rendimento de todos continue elevado e o país permanece brigando pelas primeiras colocações nas provas individuais para melhorar ainda mais a nossa posição no ranking da UCI", explicou Carlos Polazzo, técnico da seleção brasileira. 
 
De acordo com os critérios de classificação da UCI (União Ciclística Internacional) para o evento no Rio de Janeiro, os cinco países que lideram o ranking olímpico masculino tem direito à três vagas, do 6º ao 13º colocado serão disponibilizadas duas vagas e do 14º ao 23º haverá apenas um representante. Já na disputa feminina, as oito primeiras nações tem direito à duas vagas, do 9º ao 17º lugar conquistam uma vaga. O Brasil figura atualmente em 12º lugar no ranking olímpico feminino e 14º no masculino. 
 
Provas individuais - As competições do Pan-Americano de MTB seguem nesta sexta-feira (1), com as eliminatórias e final da XCE, além das categorias Master e Cadetes. No sábado (2) será a vez do Festival Infantil e o XCO para as categorias Junior (masculino e feminino) e feminina sub-23. No domingo (3) competem a elite masculina e feminina no XCO, assim como os meninos da sub-23. 
 
Além de Raiza Goulão e Ricardo Pschiedt, integram ainda a seleção brasileira na competição Henrique Avancini e Rubens Donizete. O Brasil também será representado no Pan-Americano por Luiz Cocuzzi, atual campeão da prova de XCE, Sherman Treza, Frederico Mariano, Guilherme Gotardelo e Carlos Olimpio na elite masculina, Viviane Favery, Sofia Subtil e Luana Machado na elite feminina. A relação completa de atletas inscritos nas demais categorias pode ser acessada no link https://goo.gl/AkwuZK
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook