Brasil estreia bem Copa do Mundo de Canoagem Velocidade | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasil estreia bem Copa do Mundo de Canoagem Velocidade

Equipe brasileira garante presença em quatro finais do caiaque masculino e feminino no primeiro dia de competição / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - Sucesso para o Brasil neste 15 de maio, em Montemor-o-Velho, Portugal. No primeiro dia de provas, os destaques foram os atletas de caiaque masculino, todos classificados para as finais que acontecem no sábado, 16. Edson Isaias Freitas da Silva e Hans Mallmann alcançaram o melhor resultado do dia: terminaram a semifinal do K2 200m em primeiro lugar e a dupla Roberto Maehler e Gilvan Bitencourt Ribeiro passou direto para a final A do K2 1000m. A paranaense Ana Vergutz competirá na final B do K1 500m.
 
Alvaro Koslowski, supervisor de Canoagem Velocidade da equipe brasileira, se declarou entusiasmado: “Até o momento estamos em quatro finais, é um bom resultado. A competitividade é grande, mas estamos otimistas”, declara, sem esquecer das adversidades enfrentadas pela equipe: “aqui em Portugal estamos precisando lidar com um vento lateral muito forte que não encontramos nos treinos no Brasil, mas os resultados estão dentro do esperado”, enfatiza.
 
Caiaque Masculino
 
No K2 200m o destaque foi para Edson Isaias Freitas da Silva e Hans Mallmann, que terminaram a semifinal em primeiro lugar, com tempo de prova de 33.972 segundos, seguidos pelos argentinos Ezequiel Giacomo e Miguel Correa, com tempo de 34.228 e pelos chineses Bo Liu e Youyong Chu, que finalizaram a prova com 34.824.
 
No K1 1000m Celso Dias de Oliveira Junior também se classificou para a final B, ficando em quinto lugar na semifinal, com tempo de 3:55.184, diferença de 10.936 para o primeiro colocado, o francês Cyrille Carre.
 
Na primeira eliminatória do K2 1000m, Roberto Maehler e Gilvan Ribeiro alcançaram o terceiro lugar, passando direto para a final A de sábado. Os brasileiros terminaram a prova com 03:20.300, apenas 2.768 atrás dos primeiros colocados, os portugueses Emanuel Silva e João Ribeiro. Em segundo lugar, os australianos Riley Fitzsimmons e Jordan Wood alcançaram a marca de 03:18.612.
 
Caiaque Feminino
 
No caiaque feminino o destaque brasileiro foi a atleta Ana Paula Vergutz, que se classificou para a final B do K1 500m em prova disputada, com o tempo de 2:00.392, menos de um segundo atrás da primeira colocada, a portuguesa Teresa Portela, que alcançou o tempo de 1:59.552. Entre elas, a eslovaca Spela Janic, a australiana Catherine McArthur e a espanhola Alicia Avila. Ana Paula destacou a importância da final de amanhã: “Vou disputar com três norte-americanas, o que será uma boa referência para os Jogos Pan americanos”, ressalta, se referindo às canadenses Emilie Fournel e Michelle Russell e à americana Alexandra McLain, concorrentes diretas da atleta brasileira.
 
As atletas Edileia Matos dos Reis e Bruna Rodrgues Domingues disputaram as provas do K2 200m e chegaram às semifinais, mas terminaram em quarto lugar, com o tempo de 43.564, ficando fora da final. No K2 500 as brasileiras terminaram na nona colocação, com o tempo de 2:01.048, com diferença de 12s060 para as primeiras colocadas, as austríacas Ana Lehaci e Viktoria Schwarz, encerrando sua participação no caiaque feminino na primeira etapa da competição.
 
Sábado se iniciam as finais do caiaque masculino e feminino e haverá também mais provas da categoria, como a K1 200m feminina, estreia da atleta Ariela Pinto na competição.  
 
A equipe brasileira possui na sequência a 2ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que será realizada em Duisburg, na Alemanha, de 22 a 24 de maio.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook