Provas em janeiro antecipam preparação de atletas paulistas para ano olímpico | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Provas em janeiro antecipam preparação de atletas paulistas para ano olímpico

Sandro Viana (dir) venceu mais duas provas / Foto: Fernanda Paradizo / ZDLSandro Viana (dir) venceu mais duas provas / Foto: Fernanda Paradizo / ZDLSão Paulo - A temporada 2012 começou mais cedo para o atletismo de São Paulo com a realização de duas seletivas para o Mundial Indoor de Istambul. 

Normalmente, as primeiras competições têm início em fevereiro, mas a Federação Paulista (FPA) antecipou as datas para dar mais chance aos atletas. Além disso, a maioria dos representantes do Estado lutam por uma vaga nos Jogos de Londres/2012.

Os dois eventos foram realizados no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera na quarta-feira, dia 25 de Janeiro, e no sábado, dia 28, e reuniram os principais atletas de pista do País, como os campeões pan-americanos Ana Cláudia Lemos (BM&F Bovespa) e Leandro Prates (ONG Sylvio de Magalhães Padilha). A próxima seletiva paulista está marcada para o dia 11 de fevereiro.

"A ideia de antecipar o início das competições para janeiro é importante e deixa o atleta com ritmo e ainda mais preparado para fazer um melhor resultado. O ano olímpico é atípico e sempre bastante agitado", acrescenta Antônio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da Federação Paulista de Atletismo.

Os atletas podem confirmar o índice para o Mundial Indoor de Istambul até o dia 19 de fevereiro. O evento será disputado de 9 a 11 de março na Turquia. Alguns atletas paulistas já estão com a vaga assegurada como Fabiana Murer (salto com vara), que não deve disputar a competição, Maurren Maggi (salto em distância), Ana Cláudia Lemos (60 m rasos), Nilson André (60 m rasos) e Mauro Vinicius Hilário da Silva (salto em distância).

"O ano olímpico gera mais expectativa e responsabilidade para atletas e treinadores. A cobrança é muito grande. Por isso, começar a competir mais cedo é bom para avaliar os competidores e também para definir como será o trabalho", reforça Katsuhico Nakaya, técnico de velocidade da BM&F Bovespa.

As provas do sábado - Um dos destaques do dia foi o campeão pan-americano dos 1.500 m, Leandro Prates de Oliveira. O atleta faturou os 3.000 m com 8min05s91, mas o resultado não atingiu o índice para Istambul. "Tentei me esforçar o máximo, mas não deu para alcançar o objetivo, de fazer a prova em menos de oito minutos". Leandro Prates precisava de menos de 7min44s

Sandro Viana dominou os 100 m rasos (10s65) e os 400 m rasos (46s90) e repetiu o feito de quarta-feira. Já no feminino, sem a presença de Ana Cláudia Lemos, Lucimar Moura (BM&FBovespa) foi ouro com a marca de 11s98 nos 100 m rasos.

Sonho realizado - A seletiva deste sábado foi especial para a jovem Jessica Carolina Alves Reis. A atleta do ASA/São Bernardo conseguiu o índice do salto em distância para o Mundial Juvenil de Barcelona. A representante do ABC fez a marca de 6m05 e conquistou a medalha de prata. O ouro ficou com Eliane Martins (ORCAMPI/Unimed) com 6m22.

"Era meu objetivo alcançar essa marca, mas o resultado não era esperado logo em janeiro, já que estou em período de base. Agora com a meta atingida, meu foco passa a ser buscar uma medalha na Espanha", relata Jessica Carolina Reis, de 18 anos.

A atleta de São Bernardo do Campo sonha em seguir os passos de Maurren Higa Maggi e conquistar uma medalha olímpica na prova do salto em distância. "Os Jogos de 2016 estão chegando e estarei no auge da minha forma no Rio de Janeiro. Estou treinando para ser campeã", explica Jessica Reis.

Vencedores das provas de sábado-feira:

100 m rasos - Lucimar Moura (BM&F Bovespa) - 11s98
100 m rasos - Sandro Viana (E.C. Pinheiros) - 10s65
400 m rasos - Sandro Viana (E.C. Pinheiros) - 46s90
400 m rasos - Liliane Fernandes (BM&F Bovespa) - 55s31
800 m rasos - Diomar de Souza (BM&F Bovespa) - 1min47s91
800 m rasos - Mary Ellen de Souza (Grêmio Barueri) - 2min31s34
3.000 - Leandro Prates (ONG Sylvio de Magalhães Padilha) - 8min5s91
1.500 m - Samuel Ribeiro (ASA/São Bernardo do Campo) - 4min8s85
Arremesso do peso - Ronald Julião (BM&F Bovespa) - 17m53
Arremesso de peso - Andrea Britto (BM&F Bovespa) - 15m18
Salto em altura - Amanda Tomaz (ASSEM/São José dos Campos)
Salto em distância - Mauro Vinicius Hilário da Silva (BM&F Bovespa) - 7m65
Salto em distância - Eliane Martins (ORCAMPI/Unimed) - 6m22
Salto triplo - Gisele Lima de Oliveira (FAERGS) - 13m05




Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook