Atletas da categoria Infantil são selecionados para o Acampamento Nacional

Projeto será realizado pela primeira vez com jovens da categoria no feminino / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

São Paulo - Do dia 11 ao dia 20 deste mês e de 23 a 2 de dezembro, o Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo (SP), irá receber, respectivamente, as edições Infantil Masculina e Infantil Feminina do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol, projeto da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) em parceria com os Correios. A lista com os atletas convidados já foi divulgada pela entidade.
 
Para o feminino, o trabalho será um grande marco, já que esta é a primeira vez que a categoria participa do projeto. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento da modalidade entre jovens com pouca idade, começando desde cedo a padronização da prática do esporte em todo o País, grande objetivo do Acampamento.
 
"Isso é um marco. Estamos conseguindo implantar os Acampamentos Regionais e, agora no Nacional, vamos estar só com as melhores atletas do País. Vamos iniciar um trabalho para que as meninas sintam um peso menor quando vestirem a camisa da Seleção mais à frente. A importância do Acampamento é gigantesca, é nele que as meninas começam a vivenciar a Seleção desde mais cedo e estarão mais preparadas para as competições internacionais", disse Viomário da Silva, técnico da equipe infantil feminina da Unip São Bernardo e um dos coordenadores do Acampamento Infantil Feminino.
 
"A ideia é que consigamos fazer um trabalho único do infantil até o adulto, dentro do sistema ofensivo e defensivo, onde consigam cumprir as etapas das categorias. O Jorge Dueñas (técnico da Seleção Adulta) passou um trabalho defensivo que é para seguirmos essa sequência, dando informações do sistema de defesa 5:1 para que as atletas possam chegar no adulto já com uma grande formação técnica", acrescentou.
 
No feminino, são 66 atletas de 14 estados diferentes, mais o Distrito Federal: Paraíba, Amazonas, São Paulo, Paraná, Goiânia, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A grande novidade é esta será a primeira vez que o Acampamento atenderá as atletas do Infantil feminino.
 
Já no masculino foram escolhidos 67 jovens de 16 estados, além do Distrito Federal: Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina, Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiânia, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Amazonas.
 
Washington Nunes, técnico da Seleção Masculina e coordenador de Seleções da CBHb, falou sobre a importância das atividades. "O Acampamento Infantil Masculino será um diferencial na trajetória da aprendizagem dos jogadores, porque estabeleceremos um processo diferenciado de duas defesas abertas até chegarmos no 5:1, que é o sistema jogado pelas demais categorias", afirmou.
 
Este ano, o Acampamento Nacional já teve as edições Juvenil Masculina e Feminina, além da Cadete Feminina. Desde a última terça-feira (31), quem está realizando as atividades no Centro Nacional são os atletas do Cadete Masculino.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook